Transmissão do Festival de Parintins em duas emissoras vai levar cultura do AM para Brasil e outros 40 países

Vista aérea do Bumbódromo de Parintins (Divulgação)
Da Revista Cenarium*

MANAUS (AM) – A entrada da TV Globo, que se juntou a TV A Crítica, na transmissão do Festival de Parintins em 2024, vai potencializar a divulgação da 57ª edição da festa, a maior manifestação folclórica do Norte do País para outros 40 países além do Brasil. O evento, que em 2023 reuniu 110 mil pessoas, e movimentou R$ 146,6 milhões na economia da Ilha Tupinambarana.

O anúncio do reforço na divulgação foi feito nesta quinta-feira, 2, pelos presidentes dos bumbás, Rossy Amoedo (Caprichoso) e Fed Goés (Garantido), além do governador Wilson Lima e representantes da emissora carioca. Este ano, o Festival de Parintins acontece nos dias 28, 29 e 30 de junho.

A TV A Crítica seguirá transmitindo os três dias de festival, tanto pela TV aberta, para o Amazonas e outros dez Estados brasileiros, quanto pelo seu canal no Youtube, como vem realizando ao longo dos últimos anos. O grupo do qual a emissora faz parte, também seguirá cobrindo a festa em seus outros veículos de comunicação e redes sociais.

PUBLICIDADE
Os bumbás Caprichoso e Garantido (Divulgação)

Já a Rede Globo fará a transmissão do Festival pelo Globoplay, canal de streaming do grupo, Globo Internacional, com alcance para 40 países e canal por assinatura Multishow, onde são transmitidos os principais festivais do mundo como Rock in Rio e Lollapalooza, além de grandes festivais nacionais como o Planeta Atlântida e Festival de Verão de Salvador. A Rede Amazônica, afiliada da TV Globo, também vai transmitir os três dias de festa na TV aberta para os estados da Região Norte.

A cultura do Amazonas também será amplamente divulgada na programação global da TV aberta. A emissora já confirmou a realização do programa Encontro com Patrícia Poeta, ao vivo de Parintins, além de matéria no Fantástico, cobertura jornalística nacional, flashes na programação e programa especial no fim de semana seguinte ao evento.

Patrimônio Cultural

Reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Festival Folclórico de Parintins acontece há mais de 50 anos na cidade que dá nome ao evento (a quilômetros 369 de quilômetros de Manaus), no Amazonas e representa uma tradição de mais de cem anos no interior do Amazonas.

O evento acontece no último final de semana do mês de junho e conta com apoio do Governo do Estado e ganhou ainda mais notoriedade em 2024 com a participação da Cunhã-Poranga do boi-bumbá Garantido, Isabelle Nogueira, no programa Big Brother Brasil, em que foi finalista, ficando em terceiro lugar.

Leia mais: Festival de Parintins 2023 teve recorde de receita, com R$ 146 milhões
(*) Com informações da assessoria
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.