TRE-AM apresenta o funcionamento de novas urnas que serão utilizadas nas eleições deste ano

TRE-AM apresenta, em coletiva, o funcionamento de novas urnas que serão utilizadas nas eleições deste ano. (Reprodução)
Eliziane Paiva – Da Revista Cenarium

MANAUS – O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) apresentou em coletiva à imprensa, na manhã desta segunda-feira, 18, a funcionalidade das novas urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições de 2022 pela população.

Na central de urnas do TRE-AM estão concentradas 9 mil urnas que serão utilizadas pelas, aproximadamente, 7.900 sessões registradas no Estado. No momento, estão sendo preparadas para treinamento das pessoas que irão realizar o trabalho como mesário no dia da votação, tanto na capital quanto no interior, segundo a diretora-geral do TRE-AM, Melissa Lavareda.

“Nós temos dois milhões de eleitores e em torno de nove urnas, pois precisamos de urnas de contingência para que, caso haja algum problema, elas sejam substituídas e também para ser feita a realização de treinamento de mesários”, disse a diretora.

PUBLICIDADE

Ela afirmou ainda que, nesse momento, as urnas irão passar por atualização de sistemas, para então dar início ao processo de treinamentos, que se iniciam a partir de agosto.

Novas urnas do TRE-AM que serão utilizadas nas eleições de 2022. (Reprodução)

Com relação à segurança das urnas, a diretora informou que haverá acompanhamento pela força policial no dia da eleição. “As urnas, no dia da eleição, são acompanhadas pela segurança, no caso será a Polícia Militar ou as Forças Armadas.”

Acessibilidade das urnas

Durante o teste de funcionamento das urnas, o chefe de sessão de urna, Herbert Ferreira, afirmou que todos os equipamentos estão em fase de atualização de software e contam com mais acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva. “As novas urnas possuem tecnologia mais avançada e processadores mais rápidos”, esclareceu Ferreira.

Os novos equipamentos têm ainda bateria com duração maior que as mais antigas, pois tinham mais anos de uso. “As novas apresentam uma tela digital de fácil identificação dos números, dada a quantidade de repetições feitas pelo eleitor a nova urna tem uma tecla com a sensibilidade maior”, afirmou o secretário de Tecnologia da Informação, Ivan Carneiro.

Além disso, as urnas acompanham junto a elas um microterminal para uso do mesário, no qual será feita a identificação do eleitor de forma híbrida, ou seja, informando se o mesmo possui ou não a biometria cadastrada no TRE.

O secretário de TI Ivan Carneiro a diretora do TRE-AM, Melissa Lavareda, e o chefe de Sessão de Urna, Herbert Ferreira. (Reprodução)

“Todos os locais de votação terão acessibilidade às pessoas que tiverem alguma característica de deficiência. Todas as sessões eleitorais estão preparadas para atender o eleitor”, informou Melissa.

Horário da votação

O TRE-AM informou ainda que o início, assim como o encerramento das eleições, acontecerá simultaneamente em todo o País.

Em Manaus, os eleitores poderão se dirigir aos locais de votação a partir das 7h e podem votar até as 16h, seguindo o horário de Brasília. Em alguns municípios do Estado, a votação inicia às 6h e vai até as 15h.

Urna eletrônica das Eleições 2022. (Antonio Augusto/TSE)

Voto em trânsito

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os eleitores que estão fora do seu local de votação podem solicitar transferência temporária para o primeiro e segundo turno ou em ambos a partir desta segunda-feira, 18. Para conseguir o voto em trânsito, o eleitor deve estar com o título eleitoral em situação regular e verificar o local de votação.

O voto em trânsito é uma transferência de domicílio eleitoral temporária. Por exemplo, se o eleitor mora em Manaus, mas no dia da votação vai estar em Brasília, nesta hipótese, basta informar à Justiça Eleitoral que pretende votar na cidade indicada, até o dia 18 de agosto.

Pessoas que estão foram do local de votação podem solicitar o ‘voto em trânsito’ e votar em outra cidade. (Reprodução/Internet)

Para eleitores convocados para composição de mesas receptoras de votos ou para apoio logístico nas eleições, o prazo seguirá até 26 de agosto.

Se já tiverem a informação com antecedência de onde estarão no dia das eleições, os eleitores poderão procurar qualquer cartório eleitoral para indicar onde pretendem votar. Os pedidos para voto em trânsito devem ser feitos em atendimento presencial. Não há a opção de solicitação pela internet.

Orientações 

Desde sábado, 16, o TSE, de acordo com a Lei nº 9.504/97, está recorrendo de espaço nas emissoras de rádio e de televisão de até dez minutos diários, contínuos ou não, que podem ser somados e usados em dias espaçados, para a divulgação de comunicados, boletins e instruções aos eleitores.

E ainda, a Justiça Eleitoral pode ceder parte desse tempo para os TREs que pretendem levar orientações ao público local que vai às urnas em 2 de outubro. A requisição para divulgação vale até 15 de agosto e, depois, nos três dias que antecedem a eleição.

Os eleitores devem ficar atentos para não confundir as informações com propaganda eleitoral que, segundo a legislação, prevê início a partir de 16 de agosto em programa de rádio e TV com conteúdo partidário.

A norma se aplica às emissoras de rádio, inclusive comunitárias, e às emissoras de televisão, aos provedores de internet e aos canais de TV por assinatura sob a responsabilidade do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, das Assembleias Legislativas, da Câmara Legislativa do Distrito Federal ou das Câmaras Municipais.

As emissoras de rádio e de televisão terão direito à compensação fiscal pela cessão do horário gratuito previsto na legislação.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.