‘Vamos buscar intervenção com urgência’, diz prefeito de Manaus sobre áreas de extremo risco

(Rayner Souza/Semcom)
Eduardo Figueiredo e Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), esteve na manhã desta segunda-feira, 13, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste da capital, onde um deslizamento de barranco soterrou 11 casas e deixou pelo menos oito pessoas mortas. De acordo com a última atualização da Defesa Civil do município, a média de chuva nas últimas 24 horas foi de 97,2 milímetros (mm), no mês é previsto 251 mm.

Em coletiva de imprensa, o prefeito afirmou que Manaus tem mais de mil áreas de risco e dessas 62 são de extremo risco. “A Defesa Civil tem esse levantamento, mas essas 62 áreas prioritárias nós vamos buscar intervenções com urgência”, declarou David, que na ocasião também decretou situação de calamidade pública na capital, para tornar mais célere a alocação de recursos emergenciais para situações de danos à saúde pública.

Manaus tem 62 áreas de extremo risco (Marcela Leiros/Revista Cenarium)

Almeida afirmou ainda que a Prefeitura já se antecipava, desde o ano passado, com intervenções em, pelo menos, 17 áreas, e a contratação de empresas para agilizar o processo. “Nós fizemos a contratação de algumas empresas em cada zona da cidade de Manaus. Tanto é que a empresa que temos contrato para fazer nessa área da cidade está em deslocamento para iniciar o trabalho. Nós vamos fazer o trabalho de cima para baixo, vamos demolir casas e indenizar famílias”, acrescentou o prefeito.

PUBLICIDADE

O prefeito também destacou que conta com a ajuda do governo federal e estadual para encontrar soluções. “Amanhã tenho uma audiência com o presidente Lula, conseguimos por meio do senador Omar Aziz. Nós já tínhamos essa reunião marcada por meio da Frente Nacional dos Prefeitos, mas ele vai me receber pessoalmente”, informou.

Tragédia

O deslizamento de terras que deixou até o momento oito pessoas mortas aconteceu por volta das 23h desse domingo, 12, na Zona Leste de Manaus. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas foram acionados e fizeram o resgate das vítimas.

Entre as vítimas, estão quatro crianças e quatro adultos. Quatro dessas vítimas pertencem a mesma família. Uma pessoa chegou a ser resgatada com vida, mas não resistiu aos ferimentos.

Leia também: Tragédia: oito pessoas morrem soterradas em deslizamento de barranco no Amazonas

Local da tragédia (Rayner Souza/Semcom)

Força-tarefa

As secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), de Infraestrutura (Seminf), Assistência Social (Semasc) e de Limpeza Urbana (Semulsp) e Corpo de Bombeiros iniciaram junto com os moradores, que o prefeito classificou como “verdadeiros heróis”, uma força-tarefa para tentar encontrar sobreviventes. A Semasc deu abrigo às famílias de casas próximas ao local do deslizamento.

A Seminf atua, de forma emergencial, no deslizamento de terra, em função das fortes chuvas que atingiram a cidade de Manaus nesse domingo. As equipes trabalham manualmente e com auxílio de retroescavadeiras no local.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.