Veja mitos e verdades do uso de absorvente interno por mulheres virgens

Absorvente interno (Reprodução/Pixabay)
Adrisa De Góes – Da Revista Cenarium*

MANAUS (AM) – Mas, afinal de contas, mulheres que nunca tiveram relações sexuais podem usar absorvente interno? A dúvida entrou em debate depois da participante do BBB24 Beatriz Reis, de 23 anos, dizer que não usa esse tipo de absorvente feminino por ser virgem. A REVISTA CENARIUM conversou com uma ginecologista sobre os mitos e verdades do tema.

A mulher que ainda não iniciou a vida sexual possui hímen, que é uma membrana que protege a região vaginal e está localizada no introito vaginal, ou seja, na entrada do órgão feminino. Esse tecido não possui terminações nervosas e, por isso, não causa dor ao ser rompido.

Sendo assim, mulheres que ainda não tiveram relações sexuais podem usar absorvente interno? A resposta é sim. É o que explica a médica ginecologista Elis Akamy. “A mulher que nunca teve relação sexual pode, sim, usar absorvente interno. Existe chance de acontecer alguma pequena ruptura no hímen, mas isso não deve ser o grande problema. Essa questão de ser virgem não está ligada somente à presença do hímen, mas sim a uma relação sexual completa”, esclarece.

PUBLICIDADE
A médica ginecologista Elis Akamy (Luiz André/Revista Cenarium)

A ginecologista alerta sobre o tempo de uso do produto. “A mulher pode e deve utilizar, desde que bem orientada como colocar e sobre a frequência das trocas. Ele não deve ser esquecido mais de quatro horas no organismo”, enfatiza Akamy.

Primeira relação sexual

De acordo com a médica ginecologista, a perda da virgindade é um tabu que deixou de estar ligada à permanência do hímen e passou a ser associada à primeira relação sexual ativa.

“Nós orientamos a paciente a não ficar tão fixada nessa ideia de romper o hímen. Quando a gente fala da virgindade, está falando da primeira relação sexual da mulher. Então, ela pode usar o absorvente interno caso não queira usar o externo, desde que bem orientada. O ideal é que, na primeira consulta, se quiser, é levar a mãe para tirar as dúvidas da família”, orienta.

Aparelho reprodutor feminino em acrílico (Luiz André/Revista Cenarium)
Dúvidas frequentes

Outra dúvida frequente é sobre o uso do absorvente interno na piscina. Elis Akamy afirma que é possível usar, nessa situação, mas é preciso cuidado. “Essa mulher pode entrar com o absorvente interno ou coletor menstrual. Mas é importante lembrar de trocar”, explica. A única exceção seria em caso de fluxo muito intenso. “Nesse caso, é melhor evitar para não ter risco de contaminação com a água da piscina”, destaca.

Em relação à falta de informação, a ginecologista avalia que ainda existem muitos tabus. A ideia de perder a virgindade por conta do uso do absorvente é uma das principais dúvidas.

A ginecologista explica que o hímen pode ficar intacto após uma relação sexual. “Tem mulheres que tem o hímen complacente, que seria mais elástico, e mesmo com a relação sexual ele não vai se romper. Às vezes, só se rompe em um parto normal”, diz.

Tipos de hímen
  • Anular – Possui apenas o orifício central da membrana.
  • Septado – Possui um único orifício, mas existe uma pequena pele que divide o orifício em dois.
  • Complacente – Possui apenas um orifício central, porém, sua membrana é mais forte e mais elástica.
  • Cribiforme – Contém vários buranquinhos que deixam passar a menstruação. Também pode necessidar de intervenção cirúrgica por dificultar a penetração.
  • Imperfurado – É um tipo mais raro de todos. Ele não permite que o fluxo menstrual passe e deve ser retirado por meio de cirúrgia.
Como a dúvida surgiu

A fala da sister do Big Brother Brasil 24, Beatriz Reis, que disse não usar absorvente interno por nunca ter tido relações sexuais, viralizou na internet e abriu o debate sobre o assunto. A conversa iniciou após o participante Matteus Vargas, 27, aconselhar o uso à colega de confinamento para entrar na piscina mesmo menstruada, na segunda-feira, 11.

Eu queria entrar na piscina, não acredito nisso”, disse Beatriz, enquanto Matteus sugere que ela use o absorvente interno. “Não dá, né, Matteus?”, rebateu Alane Dias, outra participante que estava ao lado de Bia, como é conhecida.

Beatriz Reis (Reprodução/BBB24)

Bia complementou: “Não dá, eu sou virgem. Nós não vamos botar nada aqui. Não dá para botar nada aqui. Nunca foi botado nada, como vou botar um negócio agora?”, respondeu aos risos. Assista ao diálogo:

Leia mais: Aborto às mulheres brasileiras é negado mesmo quando é direito
(*) Colaborou: Dana Lopes e Ricardo Chaves
Revisado por Adriana Gonzaga
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.