Vereador de Boa Vista é preso por desacato e por xingar policiais militares durante abordagem

Gabriel Abreu – Da Revista Cenarium

BOA VISTA — O vereador de Boa Vista Kleber Siqueira (Solidariedade) foi preso na madrugada desse domingo, 3, após xingar policiais militares durante uma abordagem. Kleber Siqueira estava em uma caminhonete acompanhado da esposa quando foram parados pela PM após avançar sinal vermelho e trafegar em alta velocidade na Avenida Nazaré Figueiras, bairro Senador Hélio Campos, zona Oeste.

Segundo a Polícia Militar (PM), os agentes avistaram um veículo em alta velocidade avançando dois semáforos vermelhos. Por estar infringindo a lei, os policiais resolveram realizar a abordagem e deram sinal para que o carro parasse. No entanto, a ordem não foi obedecida de forma imediata.

No relatório da PM, os policiais informam que deram a ordem para que Kleber Siqueira colocasse a mão na cabeça. Porém, o parlamentar se negou e ainda alegou conhecer “coronéis e secretários e que iria ligar para eles”. Por conta da recusa, os agentes acionaram apoio de outras viaturas. Por chamarem reforço policial, o vereador xingou os policiais chamando-os de “babaca, p** no ** e otários” e que não seria abordado pois era “autoridade”.

PUBLICIDADE

Na delegacia, os policiais identificaram que a mulher que estava com ele e que saiu pela porta do motorista do carro estava com “odor de álcool no hálito, olhos vermelhos e exaltada”. Ela foi questionada pelos PMs se havia ingerido bebida alcoólica sendo levada junto com o vereador para a Central de Flagrantes da Polícia Civil.

Segundo a PM, o vereador dirigiu-se ao soldado e disse “você não é o machão? Vem aqui fora que eu vou te dar um pau”. Um agente da Polícia Civil constatou a ameaça e o prendeu.

Alvo de investigação

Em abril do ano passado, o vereador Kleber Siqueira foi preso durante uma operação da Polícia Federal (PF) que apura a compra de votos nas eleições de 2020. Durante a ação, ele foi preso por porte ilegal de arma de fogo e é réu em um processo por lavagem de dinheiro e organização criminosa em uma investigação sobre desvio milionário no fornecimento de quentinhas no sistema penitenciário.

Posicionamento do vereador

Em nota, a assessoria do vereador Kleber Siqueira esclareceu que o vereador não estava dirigindo o veículo abordado em procedimento policial. E que o veículo era conduzido por sua esposa que não havia ingerido bebidas alcoólicas. Quando ouviram a sinalização para parar, prontamente a condutora parou o veículo no acostamento, adotando os procedimentos de segurança, acendendo a luz interna do carro, baixando os vidros do veículo e colocando as mãos em local visível.

O vereador sugeriu, inclusive, que caso desconfiassem que sua esposa tivesse ingerido bebida alcoólica, que fizessem o teste etílico. Contudo, os policiais afirmaram que não possuíam o bafômetro.

O vereador foi convidado para ir a delegacia prestar esclarecimentos e assim o fez, aguardando lá das 3h até as 10h, sem obter sucesso.  O vereador Kleber Siqueira aprova as meritórias ações policiais que ajudam no combate à criminalidade na nossa cidade, contudo, não compactua com abordagens truculentas onde o cidadão é tratado como “bandido”. Temos o maior respeito à corporação, todavia, não podemos generalizar diante de ações isoladas.

O vereador reiterou que não desacatou os policiais na hora da abordagem e nem aprova tal conduta. Disse ainda ser favorável que o cidadão respeite as autoridades, e que da mesma forma que a nossa polícia consiga, na abordagem, separar o “trigo do joio”.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.