Amazonas registra crescimento de 16,5% na abertura de empresas no primeiro trimestre de 2022

Com informações da assessoria

MANAUS – O Amazonas, por meio da Junta Comercial do Estado (Jucea), registrou no primeiro trimestre de 2022 um crescimento de 16,55% na abertura de novas empresas, em comparação com o último trimestre de 2021. Os números ainda apontam que o mês de março deste ano teve o melhor resultado em novas constituições nos últimos sete meses.

Conforme os dados do Sistema de Registro Mercantil (SRM) da autarquia, vinculado ao Ministério da Economia, no primeiro trimestre deste ano, foram constituídos um total de 1.923 novos cadastros no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). No último trimestre do ano passado, foram 1.650 novos empreendimentos.

As estatísticas da Jucea não incluem os Microempreendedores Individuais (MEIs), constituídos de forma virtual, por meio do portal do Empreendedor, do governo federal.

A presidente da Jucea, Maria de Jesus Guimarães, avalia que a transformação digital é um dos principais fatores que possibilitaram a conquista de resultados tão positivos alcançados nos últimos meses.

“Temos trabalhado para facilitar o acesso ao nosso empreendedor, tornando os serviços oferecidos pela autarquia mais céleres e seguros nos trâmites de registro empresarial”, destacou a gestora.

Presidente da Jucea, Maria de Jesus Guimarães avalia transformação digital que possibilitou a conquista de resultados tão positivos alcançados nos últimos meses (Divulgação)

Natureza Jurídica

Entre os tipos empresariais mais registrados no primeiro trimestre, no Amazonas, em 2022, a modalidade Sociedade Empresária Limitada liderou a procura pelo empreendedor, com um total de 1.127 constituições. Em seguida, vem o registro de Empresário Individual, com 732 aberturas.

Segmentação

Nos dados consolidados pela segmentação de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), no primeiro trimestre de 2022, foram abertas, no Amazonas, 1.051 empresas de prestação de serviços, 741 de comércio e 75 na segmentação de indústria.

Arrecadação

No mês de março deste ano, o demonstrado pelo SRM quanto à arrecadação da autarquia foi de R$ 1.245.599,63.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

VOLTAR PARA O TOPO