Amazonas vai ter escritório estadual do Ministério da Cultura, afirma secretária da pasta

Roberta Cristina Martins afirmou, em primeira mão, que Manaus vai ter um escritório do Ministério da Cultura. (Ricardo Oliveira/ Revista Cenarium)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – A secretária dos Comitês de Cultura do Ministério da Cultura, Roberta Cristina Martins, afirmou nesta quinta-feira, 27, durante o 1º Seminário Municipal de Cultura, realizado em Manaus, que a capital amazonense terá um escritório estadual do Ministério da Cultura. A previsão é que a representação do ministério, no Estado, comece a funcionar em maio deste ano.

De acordo com Roberta Cristina Martins, o escritório representa o estabelecimento de relações mais próximas de investimento na cultura. A representante do ministério acrescentou, ainda, que a região Norte é uma das prioridades da pasta, mas as especificidades da região amazônica significam desafios.

“Para nós, é um desafio, por conta dos custos amazônicos, das especificidades e das descobertas”, disse. “Mas, com certeza, será um passo firme do ministério da Margareth Menezes observando a região do Norte como uma das nossas prioridades, e Manaus vai receber um escritório estadual do Ministério da Cultura e a gente já deve estar funcionando em maio. Estaremos mais próximos, estabelecendo relações mais próximas de investimento na cidade“, afirmou.

PUBLICIDADE
Leia também: ‘Se tivesse apoio, nós gerenciaríamos todo Centro’, diz idealizador do Casarão de Ideias
A representante do Ministério da Cultura, Roberta Cristina Martins. (Ricardo Oliveira/ Revista Cenarium)

O presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) acrescentou que a aproximação e apoio do ministério no cenário cultural da capital amazonense representa um momento único.

“Nós vivemos um momento histórico, essa aproximação do governo federal, a recriação do Mistério da Cultura, na gestão da ministra Margareth Menezes, essa troca de informações, esse apoio que o ministério veio nos dar, e a presença dele que é muito forte aqui, conversando com os artistas nessa rodada de conversa, ensinando a captação de recursos, falando o que vai haver nos próximos meses dentro do fomento à cultura, do Ministério da Cultura”, explicou.

Competências dos escritórios estaduais

De acordo com o governo federal, aos escritórios estaduais do Ministério da Cultura compete:

I – selecionar, a partir das diretrizes e orientações da Secretaria dos Comitês de Cultura e sob sua supervisão, representantes da sociedade civil para compor o comitê cultural do respectivo Estado;

II – agendar e secretariar as reuniões do comitê cultural, confeccionar atas e memórias de reuniões e providenciar a participação de seus membros;

III – atuar como representante estadual do Ministério no respectivo Estado e participar da implementação e do acompanhamento das políticas culturais;

IV – atender às demandas dos proponentes de projetos apresentados ao Ministério e a suas entidades vinculadas no seu respectivo Estado, de modo a atuar como protocolo e como instância de esclarecimento de dúvidas para os proponentes; e

V – subsidiar a formulação e a avaliação de políticas, programas, projetos, ações e atividades do Ministério.

1º Seminário Municipal de Cultura

O 1º Seminário Municipal de Cultura, com o tema “O Futuro das Políticas Culturais numa Cidade de Matriz Plural”, é organizado pela Manauscult, via Conselho Municipal de Cultura (Concultura), nos dias 27 e 28 de abril, no Palacete Provincial, Centro, zona Sul de Manaus. O Ministério da Cultura participa do seminário por meio da presença da cúpula de gestão cultural.

O 1º Seminário Municipal de Cultura tem como tema “O Futuro das Políticas Culturais numa Cidade de Matriz Plural”. (Ricardo Oliveira/ Revista Cenarium)

Além de Roberta Cristina Martins, estiveram presentes a coordenadora-geral do Sistema Nacional de Cultura, Micaela da Costa Zeferino; do diretor do Sistema Nacional de Cultura do Ministério da Cultura, Lindivaldo Oliveira Leite Junior; e do coordenador-geral dos Comitês de Cultura do Ministério da Cultura, Xaui Peixoto Torres Azevedo.

O presente do Concultura, Tenório Telles, explicou que o seminário foi pensado com o objetivo de discutir o processo cultural de Manaus, principalmente no momento em que se marca o fim da pandemia e a retomada do processo econômico, social e cultural também.

“Vai ser uma oportunidade para gente discutir a gestão pública, a cultura e a diversidade, discutirmos o patrimônio histórico e discutirmos as políticas públicas para a cidade de Manaus”, afirmou, lembrando que a gestão municipal vai mandar, para a Câmara Municipal de Manaus (CMM), na próxima semana, o projeto do Plano Municipal de Cultura para ser votado pelos vereadores.

“Então, esse seminário tem esse objetivo, chamar os artistas para discutir, para conversar e, a partir dele, começar uma grande luta para construir uma nova realidade cultural na nossa cidade”, concluiu ele.

Leia também: ‘Bolsonaro teve a rara fineza de não sujar meu prêmio’, diz Chico Buarque ao receber Camões
O presidente do Concultura, Tenório Telles. (Ricardo Oliveira/ Revista Cenarium)
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.