Apesar de campanha polarizada, eleição no AM ocorreu de forma ‘tranquila’, avalia presidente do TRE-AM

Servidora da Justiça Eleitoral acompanha votação em escola no Amazonas (Ricardo Oliveira/CENARIUM)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargador Jorge Lins, avaliou neste domingo, 30, durante segunda coletiva do balanço do pleito no Estado, que a eleição transcorreu de forma “positiva” e “coletiva”. A declaração foi dada à imprensa, na sede do órgão, Zona Centro-Sul de Manaus.

Lins lembrou que havia um temor de que a polarização radicalizada entre candidatos e eleitores pudesse causar mais conflitos no Estado, mas isso não ocorreu, segundo ele. “Eu posso avaliar de forma positiva. Eu acho que havia uma expectativa de que a eleição estava polarizada, e que isso nos causaria grandes preocupações, de que haveria manifestações, mas isso não está acontecendo. No Amazonas, a eleição está transcorrendo normal, tranquila, tranquila mesmo”, reiterou.

Leia também: No AM, eleitores com mais de 70 anos defendem importância do voto, mesmo sem obrigatoriedade

PUBLICIDADE
O desembargador Jorge Lins, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TJAM/Divulgação)

O secretário de Segurança Pública do Amazonas, General Mansur, afirmou que as forças de segurança do Estado estão de prontidão para possível violência após o resultado do pleito. A questão foi levantada devido aos casos de conflitos entre eleitores durante a campanha eleitoral deste ano.

“A Secretaria de Segurança Pública, composta pela Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Detran vai estar atenta, como sempre está, 24 horas por dia, sete dias por semana, com seu policiamento ostensivo. Hoje, vamos estar de prontidão. Enfim, estamos aí em condição de atender qualquer ocorrência. Tenho certeza de que após as eleições vai transcorrer tudo normalmente”, declarou.

Balanço

Até o meio-dia, 32 urnas eletrônicas já tinham sido substituídas em todo o Amazonas, de acordo com o TRE-AM. As ocorrências, como o órgão se refere a problemas nas urnas eletrônicas, ocorrem nos municípios de Apuí, Boa Vista do Ramos, Carauari, Humaitá, Lábrea, Manacapuru, Manaus, Maraã, São Paulo de Olivença e Tabatinga.

Leia também: Com derrota prevista em pesquisas, Braga recorre a ‘tapetão’ para ser governador do AM

Houve cinco denúncias de propaganda irregular, sendo três via alto-falante, uma por meio de rede social e uma de distribuição de santinho. Foram protocoladas, ainda, duas representações de um candidato ao Governo do Estado contra um portal de notícias e outra contra um radialista.

Entre as ocorrências registradas pela Segurança Pública, houve dois casos de boca de urna, que estão sendo acompanhados pela polícia, sendo um em Manaus e outro no interior. Também houve o registro de um caso de agressão em Carauari.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.