Após caso de agressão, ALE-RR solicita prisão de ex-deputado Jalser Renier

Ex-presidente da Assembleia Legislativa de Roraima agrediu deputado estadual há uma semana (Reprodução/ALE-RR)
Bianca Diniz – da Revista Cenarium

BOA VISTA (RR) – A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) solicitou a prisão contra o ex-deputado e ex-presidente da Casa, Jalser Renier Padilha, na segunda-feira, 10, após agressão física contra o deputado estadual Jorge Everton Barreto Guimarães (União), além de ofensas ao governador Antonio Denarium (Progressistas) e ao atual presidente da ALE-RR, Coronel Francisco dos Santos Sampaio (Republicanos).

De acordo com a medida assinada por Sampaio à Procuradoria-Geral da República (PGR), a gravidade das ameaças e a necessidade de proteger a segurança dos parlamentares foram decisivas para a solicitação. “Adoção de medidas, […] em decorrência dos atos praticados contra deputados, a fim de garantir o livre exercício e as prerrogativas constitucionais ao mandato parlamentar”, aponta o documento.

Jalser Renier, Coronel Sampaio e Jorge Everton (Reprodução/ALE-RR)

O documento emitido pela Mesa Diretora também estabelece que Jalser Renier seja proibido de frequentar a sede da ALE-RR e demais prédios do Legislativo. Além disso, o ex-deputado deve manter distância e cessar qualquer tentativa de contato, inclusive, pelas redes sociais, com os parlamentares Jorge Everton e Coronel Sampaio. Jalser também está sujeito às ordens relacionadas às testemunhas envolvidas no processo do sequestro do jornalista Romano dos Anjos.

PUBLICIDADE
O ex-deputado Jalser Renier foi preso em outubro de 2021 (Reprodução/Polícia Civil)

A Mesa composta pelos deputados Marcelo Cabral, Chico Mozart, Eder Lourinho, Jorge Everton, Aurelina Medeiros, Rárison Barbosa, Odilon Filho e Renato Silva determina a imposição, novamente, das medidas cautelares anteriormente decretadas pelo Poder Judiciário, “considerando as circunstâncias atuais e a necessidade de evitar possíveis ameaças ou atos prejudiciais”.

“Concessão de medida cautelar de proibição de realização de novos ataques, em razão de exposições do seu potencial violento e comportamento antissocial, por meio de lives e manifestações em redes sociais, com o objetivo de evitar a propagação de discursos e ações que possam colocar em risco a integridade de parlamentares e demais indivíduos envolvidos”, detalham os deputados.

Perda de mandato

O ex-deputado estadual Jalser Renier foi o mais jovem eleito no Estado, aos 21 anos, nas eleições de 1994, sem perder nenhuma eleição desde o início de sua carreira política. Foi eleito presidente da Assembleia Legislativa em 2015 e permaneceu no cargo até 2020.

O político, conhecido como “Menino de Ouro”, perdeu o mandato em 28 de fevereiro de 2022, após ser apontado como suspeito de liderar uma milícia e de estar envolvido no sequestro do jornalista Romano. A cassação do mandato foi conduzida por seu adversário político, Jorge Everton, e recebeu o apoio de 18 dos 24 parlamentares.

Jalser Renier Padilha já havia sido preso em outubro de 2021 após ter sido apontado como mandante do crime contra Romano. Veja:
Veja também ato publicado no Diário Oficial do Município:
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.