Após denunciar machismo no PT, Anne Moura posta vídeo cortando calabresa: ‘Tudo é política’

Pré-candidata à Prefeitura de Manaus posta vídeo cortando calabresa e amassando banana após denunciar machismo no PT (Reprodução/Instagram)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS (AM) – Após denunciar violência política de gênero praticada por homens contra mulheres no Partido dos Trabalhadores (PT), a pré-candidata à Prefeitura de Manaus (AM) Anne Moura publica um vídeo em que corta uma calabresa e amassa uma banana, no perfil pessoal dela, do Instagram, nesta quarta-feira, 24.

A música de fundo da cena inusitada é Tyrant (Tirana, na tradução do inglês), um feat das cantoras Beyoncé e Dolly Parton, trilha sonora de uma série documental de mesmo nome, da plataforma de streaming Star+, que trata da violência ditatorial da política no Oriente Médio.

O vídeo é publicado em meio à crise interna entre Anne e o PT. No dia 4 de abril, o ex-deputado Marcelo Ramos informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o convidou para ser candidato a prefeito de Manaus nestas eleições. Anne Moura era pré-candidata ao mesmo cargo no ano passado. O anúncio pegou Anne e outros filiados do Partido dos Trabalhadores de Manaus de surpresa.

PUBLICIDADE

Na segunda-feira, 22, Anne Moura revelou ser vítima de violência política de gênero no Diretório Municipal do PT, em Manaus, sob a alegação de que os dirigentes do partido na capital amazonense inviabilizaram a candidatura dela. O presidente Municipal do PT, Valdemir Santana, nega a acusação.

Nesta quarta-feira, 24, Anne Moura vai às redes sociais para falar que a “calabresa” marcou a história de sobrevivência dela e cita um amigo, Délio, com quem conversava sobre política.

A calabresa representa o início de um sonho, nós tínhamos uma calabresa e um sonho, aliás muitos sonhos. Na juventude, nós nos reunimos na casa de um amigo, que é o Délio, conversávamos sobre política, e não tinha às vezes o que comer. Só conseguia comprar calabresa, ovo e farofa“, disse.

Moura afirmou ainda que, na conversa com o amigo, refletia sobre a forma em que poderiam mudar o sistema político do País. “Pensávamos: como que a gente pode mudar a política? Mudar a nossa sociedade? E nós tínhamos esse sonho, sonho de mudar a vida das pessoas, e esse sonho me trouxe até aqui“, completa.

Ainda na publicação, Anne Moura conta a história de sua trajetória pessoal, enquanto cozinha a calabresa e ao final amassa uma banana no prato. Ela usa o bordão “Calma, calabreso“, falado pelo ex-BBB David Brito e finaliza a gravação com a mensagem: “Tudo é política”, diz, convidando os jovens a tirar o título de eleitor.

Falocentrismo

O falocentrismo é a convicção baseada na ideia de superioridade masculina, na qual o falo (imagem simbolizada em figuras que lembrem a um pênis ereto) representa um “valor fundamental” na sociedade. A conceitualização do termo consiste em uma visão ou forma de pensamento que defende a lógica do patriarcado e estabelece o sistema da divisão simbólica do trabalho entre os sexos.

Para a professora Iraildes Caldas Torres, a calabresa e a banana podem ser entendidas como símbolos fálicos e a cena trazida por Anne Moura, em meio ao cenário atual de crise com o PT, pode remeter a uma conotação política. Iraildes é coordenadora do Grupo de Estudos, Pesquisa e Observatório Social: Gênero e Poder (Gepos) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

“Os símbolos da calabresa e da banana são, sem dúvida, fálicos. Remete à representação do falo que é a simbologia do poder masculino, o qual, no Ocidente, se aloja na dominação masculina sobre a sociedade”, explica Iraildes.

Veja o vídeo na íntegra:
Crítica

A professora Iraildes observa, ainda, que a metáfora lançada por Anne Moura, no vídeo cortando uma calabresa e amassando uma banana, pode ser uma espécie de crítica subliminar ao sistema androcêntrico, que consiste na tendência de uma sociedade pregar o masculino como único modelo de representação coletiva, sendo os comportamentos, pensamentos ou experiências, associados ao sexo masculino, os que devem ser tidos como “padrão”.

A política sempre foi pregada com o cariz masculino, uma atividade relacionada somente aos homens. Há dentro da política o intuito de desmotivar as mulheres para não entrarem na política. Não obstante, quando algumas furam essa ordem patriarcal e entram na política, elas são desqualificadas pelos homens de seus próprios partidos políticos“, pontua a professora.

A reportagem da CENARIUM questionou a pré-candidata à prefeita de Manaus Anne Moura sobre uma possível mensagem subliminar no vídeo em que gravou com calabresa e banana. Ela limitou-se a responder que o material “É outra pauta”.

Leia também:
Violência política de gênero é consequência do machismo estrutural, aponta analista
Misoginia e violência política de gênero são desafios para mulheres no poder

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.