Após manifestação, Immu alerta que empresas contratem transporte especial com documentação em dia

Ônibus de transporte coletivo. (Volare/Divulgação)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (Immu) alertou nesta sexta-feira, 28, que os contratantes de empresas de transporte especial em Manaus, aquelas que atuam no transporte de operários do Distrito Industrial de Manaus, as “rotas do Distrito”, devem procurar empresas que estejam com a documentação em dia.

A orientação vem após a manifestação do Sindicato dos Transportes Especiais (Sindespecial) na manhã desta sexta-feira, 28, que deixou o trânsito lento na Zona Leste da capital amazonense. Os manifestantes pediram o fim da pirataria no transporte especial na cidade e afirmaram que as empresas não cumprem a convenção coletiva de trabalho.

A Lei 1.958, de 2014, regulamenta o exercício da função no município de Manaus. Segundo o Immu, “Noventa e duas empresas estão cadastradas de forma regular no sistema do instituto, disponibilizando um total de 2.361 veículos aptos a executarem o serviço de transporte coletivo de passageiros por fretamento“.

PUBLICIDADE

Quanto aos manifestantes cobrarem mais fiscalização, o instituto afirmou realiza periodicamente operações voltadas à fiscalização do transporte especial, com foco na área do Distrito Industrial.

Paralisação prevista

Em um vídeo divulgado na rede social Instagram, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos no Amazonas (Sindmetal), Valdemir Santana, disse que a categoria avisa sobre a manifestação desde o ano passado, e que foi somente ‘um aviso, não foi uma greve’.

Ele alertou que as empresas piratas colocam em risco os trabalhadores do distrito. “Os empresários preferem contratar empresas que não têm seguro, pirata, porque é mais barato, para os trabalhadores andarem, correndo risco de assalto e outras coisas mais“, disse.

Veja a nota na íntegra:

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (Immu), informa que realiza periodicamente operações voltadas à fiscalização do transporte especial, com foco na área do Distrito Industrial.

O Immu reforça que 92 empresas estão cadastradas de forma regular no sistema do instituto, disponibilizando um total de 2.361 veículos aptos a executarem o serviço de transporte coletivo de passageiros por fretamento.

Ao contratar a empresa de transporte especial, o Immu reforça que o contratante deve procurar empresas que estejam com a documentação em dia e de acordo com a Lei 1.958, de 2014, que regulamenta o exercício da função no município de Manaus.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.