Arquidiocese de Manaus lança cartilha de orientação à população sobre as eleições 2022

Com informações da assessoria

MANAUS – A Arquidiocese de Manaus promoveu, na manhã deste sábado, 9, o encontro com suas lideranças para o lançamento das cartilhas “Melhor Política” e “Encantar a Política” com o objetivo de orientar os cidadãos manauaras da “boa vontade” sobre o voto nas eleições deste ano. O evento aconteceu no auditório do Colégio Dom Bosco, localizado na Avenida Epaminondas, Centro da capital amazonense.

De acordo com a arquidiocese, as orientações políticas contidas nas cartilhas partem do pensamento do magistério da Igreja, especialmente da encíclica Fratelli Tutti, escrita pelo Papa Francisco sobre a “fraternidade e amizade social”.

“Com isso, pretendemos recuperar e alargar conceito originário da política e sua dignidade que se encontra a muito tempo ferida, difamada, pisoteada, corrompida por agentes públicos, desvirtuada do seu sentido originário. O sentido do ‘bem comum’, cidadania e o fortalecimento da democracia são valores da política a serem resgatados para vivência da boa política”, descreveu a arquidiocese.

PUBLICIDADE
(Assessoria/Divulgação)

A carta de Papa Francisco mencionada traz uma reflexão a respeito da importância das figuras políticas no fomento ao emprego e renda de uma sociedade.

“Ajudar um idoso a atravessar um rio é caridade primorosa; mas o político constrói-lhe uma ponte, e isto também é caridade. É caridade se alguém ajuda outra pessoa fornecendo-lhe comida, mas o político cria-lhe um emprego, exercendo uma forma sublime de caridade que enobrece a sua ação política”, descreve Papa Francisco.

Políticas públicas

A arquidiocese acrescenta ainda que as cartilhas buscam orientar a população para analisar as propostas dos candidatos voltadas às políticas públicas de Manaus. Além de se atentar ao comportamento dos candidatos durante o período que antecede as eleições.

“Observe que o conceito de política passa pelo gesto de amor ao próximo, mas se amplia quando projetos de políticas públicas são beneficiados. Aqui se elimina a fonte interesseira e politiqueira do maldito pragmatismo egoísta que predomina na maioria dos políticos”, acrescentou.

Confira a cartilha na íntegra

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.