Artesanato amazônico é atração em exposição no CRAB Sebrae no Rio de Janeiro

A exposição 'Trama Canoê' acontece no espaço 'Ocupações', do CRAB Sebrae, no Rio de Janeiro (Divulgação)
Mencius Melo – Da Revista Cenarium

MANAUS – O artesanato do Amazonas é a atração da exposição “Trama Canoê”, que teve início no último dia 11 de novembro, no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro – CRAB, localizado na Praça Tiradentes, Centro do Rio de Janeiro. As peças são da Associação das Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro (AMARN), Comunidade Indígena Nova Esperança e dos municípios de Barcelos, São Gabriel da Cachoeira, Benjamin Constant, Maués, Rio Preto da Eva, Novo Airão e Careiro Castanho.

A curadoria é da presidente da Associação Zagaia Amazônia, Rozana Trilha e a exposição vai até o mês de fevereiro. Segundo a diretora técnica do Sebrae, Adrianne Antony, o potencial amazônico precisa ser explorado. “Sabemos que a Amazônia possui muito potencial para desenvolvimento de Soft Power e acreditamos que, por meio da nossa música e de outras atividades culturais, podemos usar este poder da nossa autoimagem cultural, como uma forte influência para estimular negócios e gerar desenvolvimento dentro do nosso Estado”, detalhou.

“O CRAB foi idealizado para atuar como uma plataforma de requalificação da atividade artesanal brasileira, atuando em três eixos simultâneos: espaço de exposição, espaço de reflexão e o espaço de aproximação comercial. Os resultados estão bons e cada Estado participante tem ganhado a sua visibilidade, o que, consequentemente, tem fortalecido a Economia Criativa”, explicou Adrianne Antony.

PUBLICIDADE
A arte dos artesãos e artesãs do Amazonas está em exposição no Centro de Referência do Artesanato Brasileiro – CRAB (Reprodução/Redes Sociais)

Atrações

Para reforçar ainda mais o caráter artístico do evento, os cantores amazonenses Márcia Siqueira e David Assayag foram atrações na abertura da exposição. De acordo com David Assayag, participar da abertura foi gratificante. “Cantar nesse evento foi maravilhoso porque a música do Amazonas tem muito a ver com nossas raízes caboclas e indígenas e o artesanato é um produto direto das mãos dos nossos caboclos e caboclas e dos indígenas que sabem, com muito talento, construir objetos ou peças únicas”, comentou David.

David Assayag e Márcia Siqueira levaram a musicalidade do Amazonas para a abertura da ‘Trama Canoê’ (Divulgação)

David também fez questão de destacar que muitos de seus amigos e conhecidos compositores são, também, artesãos de mãos-cheias. “Eu conheço inúmeros compositores que tem como primeiro ofício a arte do artesanato. Eu diria até que compor é mais hobby, porque apara muitos deles. O ganha-pão vem mesmo do entalhe em madeira, tecelagem e outras artes feitas com as mãos”, destacou Assayag.

De acordo com Lilian Daniel, produtora de David Assayag, o público ficou encantado com a qualidade das peças artesanais e com a performance dos artistas musicais do Amazonas. “A abertura reuniu gente de peso crítico no espaço do Sebrae. Todos ficaram encantados com a originalidade do nosso artesanato e com a voz da Márcia e do David”, destacou. “Isso prova que investir na cultura pode gerar ganhos dentro de uma economia criativa de grande potencial, como é a do Amazonas”, finalizou a produtora.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.