Associação de Travestis, Transexuais e Transgêneros do AM realiza abordagem rápida voltada para a comunidade T nas ruas de Manaus

A ação faz parte das atividades sociais mensais desenvolvidas pelo coletivo (Reprodução/Internet)

Priscilla Peixoto – Da Revista Cenarium

MANAUS – A Associação de Travestis, Transexuais e Transgêneros do Estado do Amazonas (Assotram) vai realizar neste sábado, 19, ações em espaços de socializações da comunidade T em Manaus. Com entregas de itens como preservativos, lubrificantes e informativos, a atividade realizada mensalmente visa educar, despertar para os cuidados e prevenção em relação as ISTs e oferecer os serviços disponíveis pela associação como auxílio na retificação de nome e gênero.

“Essa é uma iniciativa mensal que realizamos há algum tempo. Vamos nos espaços de socializações e também nos pontos de prostituições, entregamos os insumos, repassamos informações importantes e nos colocamos à disposição da pessoa caso ela queira auxílios voltados para retificação, questões ambulatoriais e até mesmo orientações de acesso ao mercado de trabalho”, explica a presidente da Assotram Joyce Alves.

PUBLICIDADE

Trabalho coletivo

Segundo Joyce, em média, 50 pessoas são atendidas a cada atividade coletiva realizada e, geralmente, o atendimento é feito por um grupo de 4 a 8 pessoas, e conta com o apoio de pessoas parceiras do projeto como o psicólogo e professor da Universidade Federal do Amazonas, André Machado.

Em média, 50 pessoas são atendidas na ação social (Reprodução/Internet)

“Não podemos deixar de falar que o apoio de pessoas preocupadas com o outro é de extrema importância no desenvolvimento dessas atividades sociais. André Machado sempre que pode nos ajuda com a logística para podermos nos deslocar em diversos pontos da cidade”, destaca.

Cuidado

Para Joyce, o cuidado com o outro já começa no momento da abordagem, que precisa acontecer de maneira que o indivíduo se sinta acolhido e à vontade, para que o contato, ainda que rápido, surta efeitos positivos posteriores.

“Creio que 95% das abordagens sejam positivas, mas não devemos esquecer que, muitas delas, no momento em que estamos realizando nossa iniciativa, estão em horário de trabalho. Existe uma parcela da população, aqui no Estado, que ainda ganha seu sustento na prostituição, então, temos um olhar criterioso e nos organizamos para não atrapalhá-la ou expor em situação mais desconfortável ainda, por isso nossas abordagens são rápidas”, explica Joyce.

A presidente da Assotram salienta ainda que a ação visa atender todas as zonas de Manaus, fazendo a interlocução para serviços como testagens rápidas, dúvidas sobre os mecanismos de prevenção e medicamentos como PrEp e PEP. “Há lugares em que chegamos e encontramos grupos de 5 a 10 meninas e a ação já vira uma minirroda de conversa muito esclarecedora, ampliando o conhecimento dessas pessoas, nas quais várias nunca tiveram orientações simples e essenciais como estas”, ressalta.

Para os interessados em ajudar nas ações desenvolvidas pela Assotram é só acessar o Instagram oficial da associação e entrar em contato pela caixa de mensagens. A agenda de atividades desenvolvida também está disponível no site oficial da associação assotram.com.br.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.