Atletas do Amazonas vencem competições nacionais em Brasília e São Paulo

A nadadora Angelynne Victória, o atleta do lançamento de dardo Pedro Nunes e a maratonista Franciane Moura (Divulgação/FME/Secom/Reprodução/Redes Sociais)
Adrisa De Góes – Da Revista Cenarium Amazônia*

MANAUS (AM) – O esporte do Amazonas foi destaque nacional no lançamento de dardo, natação e corrida, em São Paulo e Brasília, no domingo, 30. Isso porque três atletas do Estado venceram competições e se sagraram campeões em suas respectivas modalidades.

Os esportistas de alto rendimento integram o Programa Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024, do Governo do Amazonas, e do Programa Manaus Olímpica, da Prefeitura de Manaus. Ambas iniciativas visam alavancar o esporte amazonense a níveis nacionais e internacionais.

Rumo a Budapeste

Vindo de uma série de vitórias e de quebra de recordes nas últimas competições que participou, o parintinense Pedro Henrique Nunes ganhou medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano de Atletismo, no lançamento de dardo, cuja marca atingiu 80,26 metros. A disputa aconteceu no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), em São Paulo.

PUBLICIDADE

O resultado rendeu ao atleta a participação no Campeonato Mundial de Atletismo, em Budapeste. Pedro é o representante do Amazonas na Seleção Brasileira de Atletismo. “Minha meta é alcançar o índice olímpico, estou confiante de que posso garantir minha vaga. Sei que minha responsabilidade tem aumentado nas últimas competições”, disse.

O atleta de lançamento com dardo Pedro Nunes (Rudson Renan/Sedel)
Desafio dos 21km

Uma hora e dezessete minutos. Esse foi o tempo que a atleta Franciane Moura precisou para concluir uma corrida de 21 quilômetros e vencer a meia-maratona na “SP City Marathon”, realizada em São Paulo. O trajeto começou na praça Charles Miller e terminou no Jockey Club.

Paraense e residente em Manaus, a maratonista é atleta da Seleção Brasileira. “Concluí mais uma meia-maratona, a primeira deste ano (…) Estou muito feliz com o resultado. Quero agradecer, primeiramente, a Deus pela força e saúde, também ao prefeito David Almeida e à Prefeitura de Manaus“, comemorou a maratonista.

A atleta Franciane Moura no primeiro lugar do pódio da meia maratona na “SP City Marathon” (Divulgação/FME)
Campeã nas águas

Com apenas 13 anos, a nadadora Angelynne Victória venceu a 5ª etapa do Campeonato Brasileiro Interclubes de Águas Abertas, em Brasília, nas provas de 5 e 10 quilômetros, na categoria infantil 1. A atleta já havia conquistado a dobradinha em duas etapas e consumou o tricampeonato histórico para o desporto manauara.

Angelynne concluiu a prova de dez quilômetros em 2 horas, 36 minutos e 1 segundo. Já na prova de cinco quilômetros, ela cruzou a linha de chegada em 1 hora, 15 minutos e 48 segundos. “Assim como nas etapas anteriores, a Prefeitura de Manaus se fez presente e foi primordial para a minha participação nesta competição de alto nível. Agradeço o apoio da FME (Fundação Manaus Esporte), representada pelo projeto Manaus Olímpica”, comemorou a nadadora.

A nadadora Angelynne Victória na premiação da 5ª etapa do Campeonato Brasileiro Interclubes de Águas Abertas (Divulgação/FME)
Leia mais: Arquearia e canoagem: atletas indígenas trilham caminho para Olimpíadas de 2024
(*) Com informações de assessorias
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.