Ator Marcos Pasquim vira garoto-propaganda de mineradora de ouro no MT

Ator tenta convencer pessoas a investirem em ações de minedora. (Reprodução/Instagram)
Bianca Diniz – Da Revista Cenarium

BOA VISTA (RR) – O ator Marcos Fábio Prudente, 53, conhecido artisticamente como Marcos Pasquim, assumiu o papel de influenciador e garoto-propaganda da mineração de ouro da empresa Manah Mineradora, desde o início de agosto de 2022, no estado do Mato Grosso. O artista foi contratado para tentar convencer o público a considerar investir em ações da empresa, com participações a partir de R$ 1200.

Em uma série de vídeos compartilhados nas redes sociais da empresa, o ator adota um tom informativo e apelativo, apresentando cotações do mercado do garimpo de ouro, destacando possíveis oportunidades de investimento. Em um dos vídeos, gravado diretamente na sede da mineradora, o ator enfatiza o negócio. “Estou aqui no coração do Mato Grosso, na mineradora Manah, para te apresentar uma oportunidade real de investimento em ouro.”, declara Pasquim.

Em um anúncio patrocinado, o ator é visto ao lado de um filão de ouro, já em outro, segurando um pedaço de ouro em suas mãos. Pasquim enfatiza as promessas da mineradora. “O plano de expansão prevê um aumento de 20 vezes essa quantidade em breve.”, destaca o ator.  

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Em outra publicação da Manah, o ator comenta sobre golpes na internet. “Na internet nem tudo o que brilha é ouro, e a gente sabe disso. Existe inúmeros golpes que no começo parece muito atrativo.”, disse Pasquim. 

‘Propaganda enganosa’

Em janeiro deste ano, um usuário da plataforma de serviços ao consumidor, Reclame Aqui, alega que a empresa mentiu sobre o tempo de atuação no mercado. “Estive avaliando possibilidade de investimento em ouro através da Mineradora Manah, a princípio é falsa a afirmativa que empresa atua no mercado há mais de 12 anos, existem dois CNPJs para a mesma empresa, 37.759.868/0001-80 e 40.542.478/0001-68, ambas inscrições são recentes.

Além disso, o reclamante alega que o anúncio de cotação da empresa configura propaganda enganosa. “No site da Manah, há forte apelo para investimento em cotas a partir de R$ 30, prometendo retorno de até 3% ao mês. Se o investidor acreditar que poderá ter o retorno de 3%, qualquer valor que consiga inferior a 3%, terá que aceitar, repare o retorno prometido é de no máximo 3%, configurando claramente uma propaganda enganosa além de não ter nenhuma relação com a cotação de ouro, conforme informa o site da Manah como atrativo para investimento.”, completou.

Em resposta, a Manah afirma que o autor da reclamação não possui conhecimento técnico. “É possível compreender que (o reclamante) não detém conhecimento técnico suficiente para promover as alegações impugnadas. Porém, convidamos o referido reclamante para conversar com qualquer de nossos consultores e esclarecer suas dúvidas, bem como para conhecer a sede da empresa.”, publicou a Manah.

Tempo de atuação

Ao analisar o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), a abertura da mineradora foi feita em 17/07/2020, diferente do que consta nas propagandas. Em uma aba do site, a empresa declara que realiza a extração de ouro desde 2012. “Localizada sobre a maior trend (local com maior densidade de ouro no subsolo) do estado de Mato Grosso, nós extraímos e vendemos ouro para o mercado desde 2012.”

Dados da empresa (Reprodução/Internet)

Simulação de cotas

No site e nas redes sociais, a empresa alega oferecer rendimentos mensais de 3% (equivalente a 42,6% ao ano). Em uma simulação de cotas, ao investir mensalmente o valor mínimo (R$ 1200) anunciado pelo ator, seria possível adquirir um patrimônio milionário em um prazo de 30 anos, e um bilionário em um período ainda mais curto.

Gráfico com simulação de cota mínima oferecida pela mineradora (Reprodução)

Ausência de pronunciamento

Até o momento da publicação desta matéria, o ator e sua equipe de assessoria de imprensa não concederam retorno às tentativas de contato realizadas pela reportagem via e-mail.

Confira um dos vídeos publicados pela mineradora:
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