Bate-papo recheado de música e dança vai abordar a influência da arte no bem-estar

Ministrada pelos professores da Ufam Paulo Ricardo Freire e Landa Camargo a palestra conta com o tema 'Arte, Vida e Saúde Mental' (Divulgação/Assessoria)
Da Revista Cenarium*

MANAUS – Um bate-papo recheado de música e dança. É essa a proposta da palestra-show que acontece neste sábado, 24, a partir das 14h, no Comfort Hotel Manaus, localizado no Distrito Industrial 1. Ministrada pelos professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) Paulo Ricardo Freire (mais conhecido como Paulinho Kokay) e Landa Camargo a palestra conta com o tema “Arte, Vida e Saúde Mental”, abordando a importância da arte para o bem-estar.
Fundadora do projeto “Seus Males Espanta” (que faz uso da arte e da dança como um caminho para o processo de humanização) e do movimento “A vida pede vida… volte a sonhar” (campanha permanente de prevenção aos suicídios e em prol da valorização da vida), Landa destaca que o objetivo principal do evento é mostrar o poder da arte na vida das pessoas.

O professor da Ufam Paulo Ricardo Freire (Divulgação/Assessoria)

“A arte tem um incrível poder de cura e de expressão dos nossos sentimentos e emoções. É uma ferramenta terapêutica essencial na promoção da saúde mental, seja por meio da dança, seja por meio da música, seja por meio da pintura”, salienta.
Especialista em Educação Infantil e Desenvolvimento pela Universidade Cândido Mendes (Rio de Janeiro), mestra em Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Portugal) e doutora em Educação pela Ufam, a pedagoga e bailarina comenta que a palestra-show se dividirá em três momentos: dois deles para relatos de cada palestrante e um para interação com o público.
“No primeiro, vou apresentar a minha história e outras que dialogam com ela, mostrando as estratégias que fui construindo ao longo de quase cinco anos para poder ‘espantar o mal’ [referência ao projeto que ela desenvolve]. No segundo momento, será a vez do Paulinho dar o relato dele. Já no terceiro, vamos interagir juntos: ele vai cantar e eu vou dançar junto com a plateia”, detalha.

A professora da Ufam Landa Camargo (Divulgação/Assessoria)


Músico e psicólogo, Paulinho enfatiza que levará ao palco uma exposição de como a música entrou em sua vida, de como o mobilizou na adolescência e na fase adulta e de como foi importante no seu desenvolvimento e nas suas superações.
Formado em Pedagogia e Psicologia pela Ufam, mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (São Paulo), doutor em Educação pela Ufam, com pós-doutorado pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal), ele explica que a arte pode servir de auxílio no controle das emoções, que iniciam na infância, mas se tornam mais intensas na adolescência.
“Quando as emoções surgem, a criança não tem capacidade de processá-las, entendê-las, conceituá-las e controlá-las, por não ter desenvolvido no cérebro essas habilidades. Elas se estabelecem na adolescência, justamente a fase em que as emoções entram de forma muito intensa. Então, nessa época, a arte serve como ferramenta de equilíbrio. É muito importante no contexto de saber lidar com as emoções”, expõe.

PUBLICIDADE
Interação com o Público

Paulinho e Landa pretendem fazer do momento de bate-papo uma experiência divertida e reconfortante, com interações artísticas junto ao público.
“O show musical contará com apresentação de músicas de minha autoria que representam momentos de superação, de sofrimento. Transformei essas ocasiões em música e quero mostrar como que esse ato de compor ou cantar é terapêutico, tanto no ponto de vista de quem produz, como no meu caso, como no de quem escuta. Às vezes, as músicas são lições de vida”, acrescenta o cantor e compositor profissional.

Leia também: Palestra na Ufam debate relação do corpo na era digital

Em sintonia com as músicas de Paulinho, Landa irá dançar junto com os presentes, mostrando como encontrou nessa espécie de arte o caminho para a cura. “Vivenciei, por duas vezes, um quadro de depressão e foi justamente a arte que me mobilizou e me fez aprender a administrar melhor as minhas emoções. A arte tem esse poder. A dança, no meu caso, mobiliza o melhor de mim e me transporta para um outro universo onde a dor é transmutada em alegria”, reforça.
Sob o investimento de R$ 40, as inscrições para a palestra-show podem ser feitas pela plataforma Sympla (https://encurtador.com.br/bloFI). Os participantes inscritos receberão certificado de três 3 horas.

(*) Com informações da assessoria
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.