Palestra na Ufam debate relação do corpo na era digital

Evento do PPGSCA/Ufam segue até o fim de junho (Andreza Cunha/Revista Cenarium)
Andreza Cunha – Da Revista Cenarium

MANAUS – O programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura da Amazônia (PPGSCA), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), realiza durante o mês de junho, o Ciclo de Palestras “A Amazônia no Ensino e na Pesquisa”. Professores doutores e convidados abordam diversos temas no auditório Rio Negro, no Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS).

Durante a palestra “Corpos transculturais na era digital”, a professora doutora Artemis Araújo Soares, do PPGSCA, abordou as diferenças dos corpos em ambientes diversos. “Esses são corpos que perpassam por várias situações, por vários momentos, e eles estão em qualquer lugar, eles não se apropriam de uma coisa só. Eles transitam em várias situações”, explicou Soares.

A professora doutora Artemis Araújo Soares no ciclo de palestras da Ufam (Andreza Cunha/Revista Cenarium)

Para ela, o evento é importante para alcançar mais espaços, além de discutir problemas importantes e possibilitar uma melhor disseminação de informações.

PUBLICIDADE

“Conseguimos estabelecer novos laços. Buscamos outros trabalhos, outros temas são colocados e isso representa um crescimento para todos nós. Ajudamos com a produção do conhecimento, principalmente, por conta da socialização dos nossos conhecimentos com os nossos alunos, porque a gente quer a troca do conhecimento e possibilitar mais produções”, disse a professora.

Evento no Auditório Rio Negro, no Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS) (Andreza Cunha/Revista Cenarium)

Programação completa

O evento iniciou no dia 17 de maio, com mostra cultural, além do ciclo de palestras, que segue até o fim de junho. Para o coordenador do projeto, professor Nelson Noronha, o evento fortalece a pesquisa e o ensino na pós-graduação.

“Esse evento é desenvolvido por um programa de pós-graduação interdisciplinar, então, tem como pretensão a consolidação das ações acadêmicas nesse nível de ensino e pesquisa, a congregação de pessoas de diferentes experiências e de diferentes formações”, afirmou Noronha.

O ciclo de palestras do PPGSCA (Andreza Cunha/Revista Cenarium)

Ainda de acordo o professor, o objetivo do projeto é agregar mais valor ao programa de pós-graduação. “Temos a pretensão que esse evento contribua para a elevação da nota da avaliação do programa junto à Capes. Nosso programa tem 25 anos de existência com atividades contínuas, que pretende, em breve, desenvolver os cursos de doutorado”, explicou o coordenador do evento.

As apresentações do Ciclo de Palestra “A Amazônia no Ensino e na Pesquisa” podem ser conferidas on-line pelo Google Meet ou pelo YouTube do PPGSCA/Ufam.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.