Seguindo expectativas, Sylvio Puga vence e é favorito no segundo turno da Ufam

O resultado do segundo turno deve ser anunciado no dia 29 de março (Reprodução/ Arquivo Pessoal)

Jennifer Silva – Da Revista Cenarium

MANAUS – A Comissão Eleitoral responsável pela eleição para reitoria da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) anunciou, na noite desta quinta-feira, 11, que a disputa para o próximo quadriênio irá para o segundo turno. Nenhum dos candidatos conseguiu atingir 50% dos votos. O atual reitor, Sylvio Puga, da chapa 33, chegou a 43,77%, e Marco Mendonça 32,33% dos votos válidos. O segundo turno está previsto para os próximos dias 24 e 25 deste mês. O nome do vencedor será encaminhado para validação do presidente da República.

A homologação do primeiro turno da eleição será divulgada no próximo dia 15 de março. A expectativa é que a divulgação do resultado final tanto à Comunidade Acadêmica quanto ao Conselho Universitário (Consuni) seja feita no dia 29 de março. A Chapa 55 poderá entrar com um recurso para reavaliar o resultado parcial.

Sylvio Puga e a vice-candidata, professora Teca Fraxe, se manifestaram por meio do Facebook para agradecer aos eleitores que votaram na chapa 33. “Queremos agradecer os 43,77% dos votos recebidos por toda a comunidade universitária no primeiro turno”, afirmou Puga. “Fizemos uma campanha limpa, saudável e sustentável. Vamos permanecer nessa ordem respeitando o distanciamento social e cada um de vocês da comunidade Ufam”, disse Teca.

Já o candidato Marco Mendonça afirmou em suas redes que o desejo de mudança prevaleceu no primeiro turno. “O desejo de mudar venceu no primeiro turno. Parabéns Chapa 55! Vamos juntos para a vitória no segundo turno”, disse, comemorando a ida para o segundo turno das eleições.

PUBLICIDADE

Sylvio Puga

As propostas da dupla Puga e Teca Fraxe se baseiam na continuidade da melhoria das avaliações acadêmicas, como o Índice Geral de Cursos (IGC), que posicionam a Ufam como instituição de alto rendimento no Ministério da Educação.

“Vamos buscar no próximo quadriênio que o Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, Extensão, Empreendedorismo e Internacionalização, sejam cada vez mais consolidados em nossa instituição, com inclusão social e digital, aprofundando nossa relação com saberes tradicionais dos povos da floresta”, disse Puga.

Marco Mendonça

Marco Antônio de Freitas Mendonça tem como candidato a vice o professor Raimundo Ribeiro Passos, diretor do Instituto de Ciências Exatas da instituição. O postulante a reitor afirmou que pretende promover ampliação das atividades acadêmicas à sociedade.

“Nós propomos a construção coletiva de uma universidade que contribua com o desenvolvimento social e econômico da nossa região com uma formação cidadã. É preciso mais do que nunca lutar por uma Ufam pública, autônoma, de excelência, democrática e inclusiva”, destacou Antônio.

Eleitores

Estão aptos a votar: docentes ativos admitidos até 31 de janeiro de 2021 (efetivos, substitutos, visitantes e voluntários), docentes aposentados, técnico-administrativos em educação ativos admitidos até 31 de janeiro de 2021.

Além de técnico-administrativos em educação aposentados e discentes de graduação e pós-graduação stricto sensu e lato sensu, regularmente matriculados até 31 de janeiro de 2021.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.