Ufam decide novo reitor em segundo turno nos dias 24 e 25 de março

Sylvio Puga e Marco Mendonça disputam o segundo turno para reitor da Ufam. (Reprodução/Cenarium)

Gabriel Abreu – Da Revista Cenarium

MANAUS – A eleição para reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) vai ser decidida no segundo turno nos dias 24 e 25 de março entre o atual reitor Sylvio Puga e o professor doutor Marco Mendonça. A homologação do resultado do primeiro turno foi publicado nesta segunda-feira, 15. Pela primeira vez a eleição ocorreu de forma virtual para não haver aglomeração nos locais de votação por conta da pandemia do novo coronavírus.

Segundo o cientista político Helso Ribeiro, o reitor de uma universidade federal, tal qual o presidente da República, é eleito para governar uma espécie de País. No caso da Ufam, é escolhido pela comunidade acadêmica para governar e para gerir os recursos da instituição. No Amazonas, são milhares de estudantes e inúmeros cursos e um orçamento que, no ano passado, ultrapassou os R$ 800 milhões de reais e que esse ano pode reduzir para R$ 400 milhões.

PUBLICIDADE

“Então, caberá ao reitor direcionar políticas de pesquisa, de graduação e de extensão, além de determinar cursos de graduações, pós-graduações, sempre ouvindo o Conselho Universitário da instituição que ele vai dirigir. É uma escolha extremamente delicada, de pessoas valorosas. São três candidatos com preparo intelectual invejável”, destacou Ribeiro.

Sylvio Puga

Sylvio Puga é formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), possui mestrado na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo e doutorado e pós-doutorado na Unicamp. Está na Ufam há 23 anos como membro e professor da Faculdade de Estudos Sociais do Departamento de Economia e análise da Ufam.

Na tentativa de reeleição, Sylvio Puga tem como vice-candidata a professora Teca Fraxe. As propostas da dupla se baseiam na continuidade da melhoria das avaliações acadêmicas, como o Índice Geral de Cursos (IGC), que posicionam a Ufam como instituição de alto rendimento no Ministério da Educação.

“Nós estamos vindo de um trabalho árduo com bons resultados e que vem sendo reconhecido pela comunidade. Entre esses eles, podemos mencionar a eficiência da gestão no combate à pandemia, desde a implementação do Serviço eletrônico de informação (SEI), que possibilitou que a Ufam, em termos administrativos não parasse, bem como a realização das aulas remotas. Isso fez com que alunos não tivessem total prejuízo com a suspensão das atividades presenciais, já que as aulas práticas, por razões sanitárias, não são possíveis. Pensamos em cada uma das pessoas da nossa comunidade, nós zelamos pela vida delas. Mas também não deixamos a Ufam parar”, destacou Puga.

Marco Mendonça

Marco Antônio Mendonça possui graduação em Agronomia pela Ufam, mestrado em Ciências de Florestas Tropicais pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e doutorado em Agronomia Tropical também pela Ufam. Atualmente é diretor da Faculdade de Ciências Agrárias – FCA e professor associado da Universidade onde ministra as disciplinas Topografia e Topografia Agrícola na modalidade presencial e Topografia Básica na modalidade a distância.

Marco Mendonça adiantou que se eleito pretende destravar a Universidade Federal do Amazonas, diminuir a burocracia para que o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação possam ser mais eficientes. E pretende recuperar o ano letivo de 2020 com um calendário especial.

 “Vamos recuperar o tempo perdido em.2020 propondo um calendário acadêmico em que os estudantes possam estar periodizados até janeiro de 2023. Vamos investir na qualificação dos docentes e TAEs com cursos de pós graduação e treinamentos para que exerçam com eficiência suas funções. Vamos criar uma pró-reitora de interiorização para tirar as unidades do interior do isolamento e fortalecê-las dando mais autonomia. A Reitoria estará mais próxima do HUGV para fortalecê-lo e vamos promover eleições”, enfatizou Marco.

Votação

Para a votação eletrônica, que irá ocorrer nos dias 24 e 25 de março, serão disponibilizados link e informações nos sites da Associação de Docentes da Universidade Federal do Amazonas (Adua) e do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Amazonas (Sintesam). Será considerada eleita a chapa que obtiver mais de 50% do percentual de pontos, conforme cálculo descrito no Regimento da Comissão de Consulta à Comunidade Universitária.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.