Bicho-preguiça é resgatado após escalar poste de energia elétrica em Manaus

(Reprodução)

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – Um bicho-preguiça foi resgatado na última quarta-feira, 4, após subir em um poste de energia elétrica, na avenida Constantinopla, no bairro Campos Elíseos, Zona Oeste de Manaus. Segundo moradores, o animal caiu ao levar uma descarga elétrica, mas sobreviveu.

Em vídeo compartilhado nas redes sociais, é possível ver o momento em que o animal está pendurado na fiação. Ao perceberem a ação, testemunhas acionaram o Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amazonas, que realizou o resgate da preguiça e devolveu para o seu habitat natural.

PUBLICIDADE

Segundo o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), biólogo e mestre em Ecologia, Gabriel Salles Masseli, de 29 anos, o bicho-preguiça do vídeo é da espécie Bentinho e de nome científico Bradypus tridactylus.

Para o biólogo, apesar da resistência de uma preguiça, sobreviver a um choque de uma fiação elétrica foi uma questão de sorte, e devolvê-lo ao habitat foi um ato imprudente.

“Não sou veterinário, sou biólogo e ecólogo, mas acredito que é imprudência pegar o animal e devolver ao ambiente natural, logo após ele levado um choque. Ele deveria ficar sendo analisado no Centro de Triagens de Animais Silvestres (Cetas) ou no Núcleo de Fauna Silvestres, do Ibama, sendo observado por algum veterinário até que fosse solto na natureza”, avaliou.

Pesquisador Gabriel Salles Masseli (Arquivo)

Segundo Masseli, um dos motivos que levaram o animal a subir no poste é o avanço do desmatamento nos fragmentos florestais urbanos de Manaus e que tem afetado a vida dos animais que vivem nessas regiões. O pesquisador explicou, ainda, que o animal desconhece a diferença de um poste para um tronco de uma árvore, que pode ter subido na rede de energia em busca de alimento.

“Vivemos no meio da floresta e somos nós quem somos o intruso, pois vivemos no ambiente deles. Naturalmente, ocorrem esses encontros. Porém, o que tem acontecido, não somente com preguiças, mas também com serpentes e outros animais, é o fato do avanço do desmatamento que tem ocorrido nessas áreas de mata, que são os fragmentos florestais urbanos na região de Manaus”, disse.

Descarga elétrica

Um circuito de energia elétrica tem, aproximadamente, 13.800 volts (que fica na parte superior de um poste), que passa por um transformador para que a tensão de energia caia para 110 ou 220 volts.

Segundo especialistas ouvidos pela REVISTA CENARIUM, a preguiça sobreviveu ao choque porque ela não encostou na fiação superior, que tem impacto maior, levando uma descarga elétrica suficientemente baixa para que ela pudesse sobreviver.

Assista ao vídeo:

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.