BR-319: ônibus cai de balsa em travessia no Rio Curuçá

Veículo não chegou a ficar totalmente submerso. (Reprodução/Redes Sociais)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium*

MANAUS – Um ônibus da empresa Siqueira Tur caiu no Rio Curuçá nessa sexta-feira, 14, quando a balsa que faz a travessia no local afastou-se da margem. Não houve vítimas ou pessoas feridas e, segundo o grupo Amigos e Defensores da BR-319, a situação já foi resolvida.

O incidente ocorreu no local onde um trecho da BR-319 desabou em setembro do ano passado. Na ocasião, quatro pessoas morreram, 14 ficaram feridas e um homem ficou desaparecido.

Em vídeos compartilhados em um aplicativo de mensagens, é possível observar a parte da frente do ônibus, que faz transporte de passageiros, dentro do rio. O veículo não chegou a ficar submerso.

PUBLICIDADE

Veja os vídeos:

Com o incidente, a travessia foi interrompida, causando transtorno para quem depende do transporte para chegar a municípios do interior do Amazonas, como Autazes, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Manaquiri e Nova Olinda do Norte.

No local, é comum a passagem de veículos, como carros e caminhões, que levam mercadorias e suprimentos para as cidades que dependem economicamente da estrutura da BR-319.

Leia mais sobre a BR-319:

Novo presidente do Ibama afirma que licença da BR-319 depende de estudos
Quase extintos nos anos 1970, povo Karipuna teme nova ameaça a partir da BR-319
‘Observatório’ aponta municípios que mais desmataram na área de influência da BR-319
Saberes tradicionais reunidos em festival fortalecem o desenvolvimento sustentável nas margens da BR-319
Ataques à BR-319: ponte da rodovia federal é serrada e incendiada
Desabamentos

A ponte sob o Rio Curuçá desabou em 28 de setembro de 2022. Quinze dias depois, o mesmo ocorreu no trecho da rodovia sobre o Rio Autaz Mirim. Com o período da cheia no Amazonas, embarcações fazem o transporte de veículos e passageiros nos locais.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que o investimento total para erguer a travessia no Rio Curuçá será de, aproximadamente, R$ 24,8 milhões, com previsão de conclusão da obra contratada em outubro de 2023.

Irregularidades

Em maio deste ano, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) produziu relatório técnico sobre as condições de prestação dos serviços das travessias.

O documento apontou ineficiência e irregularidades na prestação de serviços, e como isso impacta na vida da população, com aumento do preço de produtos no mercado local, principalmente o preço dos alimentos, combustíveis e serviços públicos.

(*) Mais informações em instantes

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.