28 de fevereiro de 2021

Luís Henrique Oliveira – Da Revista Cenarium

MANAUS – Com receio de um fechamento total do comércio em Manaus por conta de novas restrições que devem ser apresentadas neste sábado, 23, pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, supermercados da capital registraram aglomerações e filas. O Governo do Amazonas esclarece que não há nenhuma decisão sobre fechamento de supermercados na cidade.

De acordo com uma professora de língua portuguesa que preferiu não ter o nome divulgado, ela e alguns familiares se deslocaram para um supermercado da Zona Norte de Manaus assim que souberam que novas medidas de isolamento social seriam decretadas.

“Eu e meus familiares corremos com medo de ficarmos sem comida e sem poder sair de casa. Chegamos umas 9h e até agora não conseguimos realizar o pagamento no caixa. Muita gente foi chegando e uma fila enorme se formou na entrada do supermercado”, disse a educadora.

Filas foram formadas em diversos supermercados de Manaus (Sergimara Mendes/ Divulgação)

Já a autônoma Sergimara Mendes, de 41 anos, disse que ficou sabendo das novas restrições por meio das redes sociais. “Algumas informações circularam como se fossem fechar todo o comércio em um novo decreto do governo. Moro no bairro Alvorada e vim para o supermercado Atack. Fiquei quase duas horas na fila só para realizar o pagamento porque era muita gente e as pessoas estão comprando em quantidade para estocar em casa”, completou.

Governo desmente fake news

Em nota, o Governo do Amazonas esclareceu que não há nenhuma decisão sobre fechamento de supermercados na cidade de Manaus. E reitera o pedido para que a população mantenha o distanciamento social e não acredite em notícias falsas (fake news), disseminadas por meio de redes sociais de forma irresponsável e que têm servido apenas para gerar aglomerações nesses estabelecimentos.

Quaisquer novas medidas restritivas sairão de discussões realizadas no âmbito do Comitê de Resposta Rápida – Enfrentamento Covid-19 do Amazonas e comunicadas pelos canais oficiais do Governo do Estado.

Novas medidas

Na manhã deste sábado, 23, após o Gabinete Integrado do Ministério Público Federal (MPF) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) recomendarem ao Governo do Amazonas um isolamento sanitário mais severo com aumento de toque de recolher até que haja demonstração de estabilização ou diminuição da curva de contaminação pelo vírus, o governador Wilson Lima prepara uma live ainda hoje para anunciar novas medidas.

Casos no Estado

No Amazonas, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), por meio do Boletim Diário de Covid-19, edição de nº 294, trouxe nessa sexta-feira, 22, o diagnóstico de 3.975 novos casos de Covid-19, totalizando 245.157 casos da doença no Estado.

Segundo o boletim, foram confirmados 132 óbitos por Covid-19, sendo 83 ocorridos no dia 21 e 49 óbitos foram encerrados por critérios clínicos, de imagem, clinicoepidemiológico ou laboratorial, elevando para 6.889 o total de mortes.