Pioneirismo: Batará deixa legado para comunicação amazonense

Cassiano Cirilo Anunciação, conhecido como 'Batará', foi o fundador da Rede Diário de Comunicação. (Foto: Reprodução)
Da Revista Cenarium Amazônia

MANAUS (AM) – A trajetória do empresário amazonense Cassiano Cirilo Anunciação, conhecido como ‘Batará’, foi marcada por iniciativas inovadoras. Ele é fundador da Rede Diário de Comunicação na década de 80, cujo legado contribui até hoje para a comunicação do Amazonas e da Região Norte. O empresário morreu nessa quinta-feira, 28, aos 92 anos, em São Paulo.

Ex-repórter do Grupo Diário nos anos 2000, a diretora da REVISTA CENARIUM AMAZÔNIA, jornalista Paula Litaiff, destacou a conduta do empresário Cassiano Batará ao garantir liberdade para os profissionais da redação atuarem no Jornalismo Investigativo. A redação do jornal foi uma das sedes para a produção do emblemático documentário “Bandidos na TV”, da Netflix.

“Com o senhor Cassiano Batará na presidência do Diário, fizemos grandes reportagens em Manaus e interior do Amazonas com reportagens que pautavam a mídia do Sudeste. Ele deixa um grande legado”, afirmou Litaiff.

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Com repercussão mundial, a produção ‘Bandidos na TV’ contou a história do conturbado ‘Caso Wallace’, que expôs o mundo dos programas policialescos no Amazonas (Reprodução/Internet)

A jornalista relembra ainda o legado no jornalismo amazonense deixado pelo empresário com a criação do jornal berliner Dez Minutos com um preço acessível a todas classes sociais a partir de 2007, além da geração de conteúdo em multiplataforma.

“O Dez Minutos foi um veículo de comunicação que marcou a democratização da informação em Manaus, porque permitiu a acessibilidade à informação. Depois veio o Portal d24am, colocando o grupo em multiplataformas de conteúdo”, afirmou a diretora da CENARIUM.

Criado nos anos 2000, jornal Dez Minutos marcou a democratização da informação; nos dias atuais, segue com preço popular (Foto: Reprodução)

O Diário consolidou o jornalismo comunitário nos anos 80, expondo problemas de leitores que naquela época, pouco se viam nas páginas dos veículos impressos de Manaus. Outra iniciativa pioneira foi a decisão de sair também às segundas-feiras, algo que o mercado local não considerava. Em seguida vieram as edições coloridas, primeiro jornal a fazer esse tipo de investimento. Nos anos 2000, o Diário passou a incluir assuntos de interesse das mais variadas classes sociais, com destaque para os de economia e política.

Segundo o Blog do Hiel Levy, em 1985, “cansado de ser atacado pela imprensa da época”, ele decidiu montar o próprio jornal. O Diário do Amazonas foi uma parceria com os irmãos Dissica e Plínio Valério Thomaz, que haviam deixado a Rede Calderaro de Comunicação um pouco antes. Apesar da sociedade ter durado pouco, “Batará” manteve o empreendimento, alicerce para a Rede Diário de Comunicação (RDC), formada também pelo jornal Dez Minutos, portal de notícias D24am.com e pela Record News, (canal 36 aberto e o 23 na Net).

Visão estratégica

O empresário Cyro Anunciação, diretor do Grupo Diário, destaca que a trajetória empresarial do pai foi marcada por uma postura arrojada. Essa visão estratégica, segundo ele, incluiu mudanças de rumo, quando necessário, para vencer as barreiras e posicionar o grupo.

“No final do século passado, meu pai decidiu fazer um grande investimento e entrar no ramo da comunicação, quando esses canais estavam concentrados na mídia tradicional. Essa iniciativa contribuiu para o processo democrático e em todos os setores, como o do empreendedorismo”, pontuou.


Empreendimentos

Batará diversificou seu conglomerado empresarial, com empresas de comunicação, imobiliária, hotel e diversos outros empreendimentos. A primeira empresa teve início na década de 1960, no ramo de transporte urbano de passageiros, após a desativação dos bondes elétricos.

Os primeiros veículos da frota eram ônibus de madeira, o que viria a se tornar a empresa Ana Cássia, que chegou a monopolizar o transporte coletivo de Manaus no início da década de 70. O empreendimento foi vendido a um grupo de fora do Estado.

Leia também: No AM, ex-deputado e secretário de Educação acusa empresário de ameaças

Além do ramo da comunicação, Batará também expandiu as atividades para o segmento comercial e de serviços, como centro comercial para comércio de automóveis e de abastecimento de combustíveis. O grupo operou também em vários segmentos no mercado imobiliário, com complexos de instalações para empresas do Polo Industrial de Manaus.

Morte

Segundo familiares do empresário, Batará estava internado no hospital Sírio Libanês e lutava contra uma pneumonia. A causa da morte não foi divulgada pela família, e ainda não há informações confirmadas sobre o velório e sepultamento. Ele era casado com Waldelina Tavares Anunciação e deixou nove filhos. 

O vice-governador Tadeu de Souza (Avante) lamentou o falecimento e exaltou o legado de empreendedorismo de Batará ao Estado. “Lamento, com consternação, o falecimento do empresário Cassiano Anunciação, o ‘Batará’. Fundador do jornal Diário do Amazonas, deixa um legado de empreendedorismo em nosso estado. A seus amigos e familiares, nas pessoas dos filhos Cyro e Cirilo, minhas condolências e orações“, publicou na rede social X.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União Brasil), citou o pioneirismo do empresário. “Recebi com pesar a notícia do falecimento do empresário Cassiano Cirilo Anunciação, o Batará. Ele, que por mais de seis décadas contribuiu com o empresariado amazonense, deixa um legado de pioneirismo e pujança“, publicou na rede social X.

Em nota de pesar, o prefeito de Manaus, David Almeida lembrou do legado de Batará na comunicação da Região Norte. “Na simplicidade, Cassiano empreendeu com sucesso na capital amazonense desde os anos 1960, em diversas áreas, e marcou história na imprensa regional“, afirmou.

A presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Amazônia Lins, também divulgou nota de pesar. “‘Batara’, como era conhecido popularmente, foi um visionário da comunicação amazonense inovando ao lançar o primeiro portal de notícias e um jornal impresso em tamanho tabloide”, salientou.

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