Concurso da PM do Pará é retomado sem limitação de vagas para mulheres

Edital reservava apenas 20% das vagas do concurso para mulheres (Willian Salles/PMPA)
Daleth Oliveira – Da Revista Cenarium Amazônia

BELÉM (PA) – O concurso da Polícia Militar do Pará (PMPA) – que foi suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 17 de novembro – voltará a ser realizado. Conforme acordado em audiência de conciliação promovida pelo Centro de Soluções Consensuais de Conflitos na quinta-feira, 23. O certame não terá mais limitação de vagas para mulheres.

Resultado do acordo realizado na quinta, 23 (Reprodução)

Anteriormente, foram ofertadas 4 mil vagas para praças e 400 para oficiais. Para praças, 3.200 vagas são destinadas a candidatos do sexo masculino e 800 para o sexo feminino. Já os cargos de oficiais, 320 vagas são para homens e 80 para mulheres.

Com o acordo, as provas serão realizadas em dias distintos, nos dias 10 e 17 de dezembro, nas cidades de Belém (Região Metropolitana), Santarém (oeste), Marabá (sudeste), Altamira (oeste), Redenção (sul), e Itaituba (sudeste).

PUBLICIDADE
Desigualdade de gênero

Para o ministro do STF, Dias Toffoli, autor da decisão provisória que suspendeu o concurso, a limitação do ingresso de mulheres a apenas 20% das 4,4 mil vagas promovia desigualdade de gênero. Na decisão, o magistrado afirmou que o Governo do Pará violou o princípio constitucional da isonomia e igualdade.

Garantir que as mulheres concorram a todas as vagas não retira direitos dos homens, pois todos concorrerão a todas as vagas disponíveis, cabendo às etapas do concurso a seleção dos candidatos mais aptos, independentemente do sexo”, argumentou o ministro.

Aumentar contingente

O acordo entre as partes considerou a urgência no aumento do contingente de reforço da segurança pública no Pará. Em dois anos, o Estado sediará a Conferência Mundial do Clima (COP30), maior evento climático do mundo – o que é um dos motivos do novo concurso da PMPA.

Estamos empenhados em fortalecer a segurança pública do Estado. A área de segurança é prioridade da gestão, e o Pará continua ampliando seu quadro, ainda mais com a chegada de grandes eventos, como a COP. Aumentando o nosso efetivo, vamos garantir a segurança e tranquilidade dos paraenses“, disse a titular da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), Elieth de Fátima Braga, no lançamento do edital.

Leia a decisão do acordo na íntegra:
Leia mais: STF suspende concurso da PM do Pará por limitar ingresso de mulheres a apenas 20% das vagas
Editado por Jefferson Ramos
Revisado por Adriana Gonzaga
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.