Do subúrbio ao Grammy: Anitta pode trazer prêmio de artista revelação ao Brasil

Anitta (Divulgação)
Daniel Amorim – Da Revista Cenarium

MANAUS – A cantora Anitta concorre ao prêmio de artista revelação no Grammy, prêmio mais importante da indústria musical cuja entrega acontece na noite deste domingo, 5. Ela disputa o troféu na categoria artista revelação junto com o grupo italiano Måneskin, que estourou com o hit “Beggin”.

Nascida em Honório Gurgel, bairro do subúrbio do Rio de Janeiro, a estrela pop já tem caminho pavimentado no cenário internacional. Tornou-se a primeira brasileira a vencer um prêmio no Video Music Awards (VMA), da MTV, na categoria de melhor clipe de música latina pelo vídeo de “Envolver”, no ano passado. A canção ganhou as paradas de sucesso do mundo inteiro, inclusive dos EUA, onde aparece num tímido 70º lugar da Billboard. E fez parceria com grandes estrelas, como Madonna, Cardi B, Missy Elliott e Miley Cyrus, com quem contracenou no palco do festival Lollapalooza.

O êxito no Grammy será resultado do investimento que a cantora fez no mercado musical norte-americano, célebre por ser pouco receptivo a artistas de fora do país. O primeiro passo nessa estratégia foi se mudar para Miami, em 2020, e lançar um álbum cantado em inglês, “Versions of me”. Caso leve o prêmio na categoria, Anitta terá seu nome inscrito no rol de celebridades que vão de Beatles a Amy Winehouse.

PUBLICIDADE
Anitta cantando no Coachella, nos EUA (Getty Images)

A gravadora Warner, porém, preferiu investir em outros singles que não fizeram tanto sucesso quanto “Envolver”, o que acentuou a animosidade entre artista e empresários. Em entrevistas, Anitta costuma fazer críticas ao trabalho da companhia, como atrasos em lançamentos e falta de tato na escolha de músicas de trabalho.

Habilidade e marketing

Anitta, pseudônimo de Larissa Macedo Machado, começou a descobrir sua vocação artística na infância, cantando aos domingos na igreja. Quando completou quinze anos, se interessou também pelo universo da dança e, além de dar aulas, se apresentava em bailes de dança de salão. 

Com dezesseis anos, começou a postar vídeos na internet cantando e dançando. Graças aos vídeos, Anitta foi descoberta pela Furacão 2000, uma empresa de destaque no ramo da música. O sucesso veio em 2012, ano de lançamento da canção “Meiga e abusada”. No ano seguinte, assinou contrato com a Warner e estourou com “Show das Poderosas”.

A cerimônia do Grammy acontece em Los Angeles, Califórnia.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.