Eleições 2024: pesquisa aponta polarização entre candidatos da esquerda e direita em Belém

À esquerda o atual prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues e à esquerda o deputado federal Éder Mauro (Reprodução)
Madson Souza – Da Revista Cenarium Amazônia

BELÉM (PA) – Faltando 11 meses para as eleições municipais de 2024, o cenário atual em Belém, realizado pelo Instituto Paraná, mostra uma disputa polarizada entre um aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL). No campo da esquerda está o atual prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL), que pretende tentar a reeleição, e na direita, o deputado federal Éder Mauro (PL).

Segundo levantamento divulgado nesta terça-feira, 7, pelo Instituto Paraná Pesquisa, no cenário estimulado, o deputado federal Éder Mauro está na frente com 24% das intenções de voto. Ele é seguido pelo atual prefeito da cidade, Edmilson Rodrigues, que possui 16,6%. O elevado índice de rejeição, também apontado no levantamento, ao mandato do atual prefeito, pode explicar o desempenho na pesquisa. A atual gestão foi reprovada por 71% dos entrevistados.

Leia também: Rejeitado por 70% do eleitorado, prefeito de Belém anuncia pacote de R$ 2 bilhões

Como terceiro colocado, a pesquisa aponta o delegado federal Eguchi (PTB) com 9,6%; seguido por Thiago Araújo (Cidadania) — 9,1%; Zeca Pirão (MDB) — 9,1%; Beto Faro (PT) — 6,5%; Igor Normando (Podemos) — 6,5%; Outros 13,3% disseram votar em branco e 5,2% dos entrevistados não sabe ou não quis responder à pesquisa.

PUBLICIDADE
Cenário Estimulado divulgado pelo Instituto Paraná Pesquisa (Divulgação)

No cenário espontâneo, onde não são apresentados os nomes dos candidatos, o instituto fez o seguinte questionamento: se as eleições para prefeito (a) de Belém fossem hoje, em quem o(a) Sr(a) votaria? Dos entrevistados, 78,8% não souberam ou não quiseram responder; 8,3% votariam branco ou nulo; 6,9% escolheram Edmilson Rodrigues; 2,6% votariam em Éder Mauro; 1,0% no delegado federal Eguchi; Zeca Pirão aparece com 0,9% das intenções de votos, seguido por Beto Faro, Igor Normando e Thiago Araújo que aparecem com 0,2%; em último lugar está a Dra. Alessandra Haber com 0,1%.

Pesquisa espontânea divulgada nesta terça-feira (Divulgação)
Eleições anteriores

O cenário ainda mostra uma disputa aberta na capital paraense. Dos 13 prefeitos que tentaram a reeleição em capitais do País nas eleições de 2020, dez garantiram a vitória e conseguiram permanecer no cargo por mais um mandato. Três candidatos à reeleição não foram eleitos. Do total, seis prefeitos venceram as eleições no primeiro turno. Quatro, dos seis que tentavam a reeleição, ganharam a disputa.

O resultado indica que, estatisticamente, dizer que um prefeito no mandato está fora de uma disputa pela reeleição é um diagnóstico arriscado, pois não corresponde ao histórico que o País exibe. Os dados em Belém também corroboram com a tese. Em 2016, o então prefeito Zenaldo Coutinho (PSDB) tentava a reeleição com índices de rejeição altos. O Ibope de agosto daquele ano mostrava Edmilson Rodrigues com 37% das intenções de voto; Eder Mauro com 28% e o então prefeito Zenaldo com apenas 11%.

O resultado de primeiro turno foi Zenaldo Coutinho na frente com 31,02% dos votos; Edmilson 29,50% e Eder Mauro com 16,53%. Na etapa final do pleito o prefeito se reelegeu com 52,33% dos votos contra 47,67% do adversário.

Leia a pesquisa na íntegra:

Edição: Eduardo Figueiredo

Revisão: Gustavo Gilona

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.