Em Manaus, Escola de Contas do TCE-AM abre ano letivo 2022 com palestras de doutores da UERJ e PUC-SP

O coordenador da ECP, conselheiro Mario de Mello (à esq.) e o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro, abriram o ano letivo (Divulgação)

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – A Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Amazonas (ECP/TCE-AM) realizou, nesta sexta-feira, 18, a abertura do ano letivo de 2022. O evento conta com a presença do presidente da Corte, conselheiro Érico Desterro, o coordenador da ECP, conselheiro Mario de Mello, e dos advogados Cláudio de Souza Neto, doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); e Lauro Ishikawa, doutor em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP).

“A Escola de Contas já funciona desde fevereiro com concursos, mas hoje ela dá o início oficial do ano letivo de 2022 que, tenho a certeza, será extremamente frutífero para a formação não só dos servidores do Tribunal, mas também dos gestores públicos. Para eles, estamos reservando uma programação muito importante, sobretudo, neste ano importante, que é um ano eleitoral e, possivelmente, de transmissão de administrações”, destacou o conselheiro Érico Desterro.

PUBLICIDADE

A solenidade iniciou por volta das 9h40, com transmissão, ao vivo, pelos perfis oficiais do TCE-AM no YouTube, Facebook e Instagram. O jornalista Mario Nelson Duarte também palestra no evento com o tema ‘Uma análise da atuação da imprensa no momento político’. Os advogados Cláudio Neto e Lauro Ishikawa palestram, respectivamente, sobre ‘Os Tribunais de Contas na Jurisprudência do Supremo Tribunal Federal” e a “Compliance Empresarial e os desafios pós-pandemia”.

Agenda

Conforme o coordenador-geral da Escola de Contas do TCE-AM, a agenda de trabalho da instituição terá duas vertentes: a ordinária e a extraordinária, oferecendo uma grade de cursos tanto presenciais quanto online, planejado e construído a partir de pesquisas feitas com servidores e a população. “Saúde, linguagens jurídicas, auditorias, licitações de contratos, gestão educacional, LGBT e tantas outras demandas e necessidades estarão nelas contempladas”, reforçou o conselheiro Mario de Mello.

Para Mario de Mello, a expectativa é de aperfeiçoar as atividades da Escola de Contas Públicas neste novo ano letivo, aumentando o número de pessoas participando dos cursos e capacitações oferecidas pela instituição. “Só a Educação transforma. Só ela, como diz o extraordinário pensador suíço Jean Piaget, pode criar pessoas capazes de fazer coisas nobres e, portanto, fazer uma sociedade avançar. Estamos comprometidos e imbuídos com esse propósito”, declarou o conselheiro.

A abertura do ano letivo também contou com a participação de representantes das escolas públicas do Tribunal de Justiça do Amazonas (Tjam), Assembleia Legislativa (Aleam), Câmara Municipal de Manaus (CMM) e de outras autoridades consideradas lideranças no âmbito educacional, além de autoridades constituídas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário amazonense.

Acompanhe o evento no YouTube:

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.