Em Manaus, pacientes do ambulatório de diversidade sexual terão acesso a exames extras

Ambulatório de Diversidade Sexual e Gêneros da Policlínica Codajás, em Manaus (Divulgação)
Da Revista Cenarium*

MANAUS – A Policlínica Codajás, referência em atendimento público em saúde no Amazonas, está convidando os pacientes do Ambulatório de Diversidade Sexual e Gêneros para realização de exames extras.

A ação é direcionada para homens trans, não binários, mulheres homoafetivas e bissexuais, e será realizada durante todo o dia 13 de janeiro.

Atendimento no Ambulatório de Diversidade Sexual e Gêneros da Policlínica Codajás, em Manaus (Divulgação)

Os pacientes terão acesso a exames que não estão disponíveis no SUS e que na rede particular custam, em média, R$ 600, como coletas de colpocitologia oncótica (preventivos), genotipagem para Papiloma Vírus Humano (HPV) e flora microbiota vaginal; bem como também estarão disponíveis os testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C.

PUBLICIDADE

De acordo com a coordenadora do Ambulatório de Diversidade Sexual e Gêneros, ginecologista Dra. Dária Neves, a ação é uma parceria da unidade com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio da pesquisa Transelus.

Este exame é importante para a saúde sexual e reprodutiva, pois com ele vamos monitorar possíveis casos de HPV, doença que causa câncer em diversas partes do corpo, mas principalmente, no colo uterino, onde tem prevalência de câncer no Amazonas em pessoas com útero”, disse a coordenadora que fez um apelo para que os pacientes compareçam.

Estamos na quarta rodada e aguardamos que mais pessoas possam vir realizar os exames, que até o momento estão com baixa adesão”.

Além dos exames, uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, técnicos e médicos especialistas em ginecologia realizarão o atendimento clínico, para consultas de rotinas e pedidos de novos exames, via regulação.

O diretor-geral da Policlínica Codajás, Ráiner Figueiredo, explica que no setor também é disponibilizado um grupo de apoio às famílias LGBTQIAP+.

Este grupo é formado por psicólogos da unidade e também estará presente no dia da ação, orientando e atendendo pacientes e familiares. É importante a participação de todos, para que a pesquisa possa ser finalizada com sucesso e assim cuidar da saúde dessas pessoas”, ressaltou.

Entre os exames oferecidos gratuitamente na ação estão: coletas de colpocitologia oncótica (preventivos), genotipagem para Papiloma Vírus Humano (HPV) e flora microbiota vaginal; bem como também estarão disponíveis os testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C (Divulgação)

Como participar

Para colaborar com a pesquisa e também realizar os exames, os interessados podem se inscrever por meio do WhatsApp: (92) 98451-5421.

O Ambulatório de Diversidade Sexual e Gêneros da Policlínica Codajás existe há cinco anos e funciona nas instalações da unidade de saúde. Atualmente, cerca de 600 usuários cadastrados têm atendimento em saúde à disposição, mensalmente, com profissionais de ginecologia, endocrinologia, serviço social, psicologia e enfermagem. O serviço é oferecido sem precisar de agendamento prévio, via sistema de regulação.

Para saber mais sobre os atendimentos e agendamentos, basta que o usuário se dirija a Policlínica Codajás, localizada na Avenida Codajás, Nº 26, Cachoeirinha, zona sul da capital, munido de documento de identificação e carteira do Sistema Nacional de Saúde (SUS), onde será ouvido pela assistente social do ambulatório, que conduzirá o usuário as demais consultas necessárias.

(*) Com informações da Assessoria

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.