Escritores amazonenses aparecem em ‘Mapa Interativo’ que mostra pessoas mais notáveis do mundo

Thiago de Mello, Tenório Telles e Milton Hatoum (Arte: Mateus Moura)
Da Redação

MANAUS – A ferramenta desenvolvida pelo geógrafo e programador Topi Tjukanov, do Mapbox, e lançada em 28 de julho, revela que dos nascidos na capital amazonense, mais procurados na blogosfera são: o poeta Thiago de Mello, e os escritores Milton Hatoum e Tenório Telles. O mapa global foi publicado pelo O Globo.

A ferramenta pode ser usada para explorar todo o mundo, definindo as personalidades mais acessadas pela plataforma de busca Wikipédia e dados da Wikidata. O estudo foi realizado recentemente e publicado na Revista Nature, com o objetivo de calcular o grau de notabilidade das pessoas mais famosas do mundo, utilizando como regras os requisitos: número de edições da Wikipédia de cada indivíduo; o comprimento do número total de palavras encontradas em todas as biografias disponíveis; o número médio de visualizações de biografias (hits) para cada indivíduo, entre 2015 e 2018, em todas as edições de idiomas disponíveis; número de itens não perdidos e recuperados da Wikipédia ou Wikidata para data de nascimento, sexo e domínio de influência.

No Brasil, as grandes referências em termos de notabilidade incluem nomes como Pelé, Gisele Bundchen, Gustavo Kuerten e Selton Mello.

PUBLICIDADE

Um mapa interativo permite encontrar as pessoas mais notáveis nascidas nas principais cidades do mundo, sendo possível explorar todo o globo terrestre.

Nesse mapa mundial com as personalidades que destacam pelas suas trajetórias artístico-culturais, nas respectivas cidades em que atuam, Manaus se sobressai pela trajetória literária de intelectuais como Thiago de Mello, poeta, cronista e autor de “Faz escuro mas eu canto” e “Amazonas pátria da água”.

Milton Hatoum, romancista e contista, ganhou notoriedade com os romances “Relatos de um certo Oriente” e “Dois irmãos”, traduzidos para vários países.

Já o escritor Tenório Telles marcou sua carreira literária como poeta, cronista, ensaísta e editor, destacando-se com os livros “Canção da esperança & outros poemas”, “Prelúdio coral” e “Estudos de literatura do Amazonas”. Sua contribuição como editor foi marcante, reeditando centenas de obras fundamentais da cultura amazônica.

Assim Manaus se insere no cenário da cultura global com a contribuição intelectual desses autores que representam gerações diferentes de nossa história literária.

Mapa Interativo (O Globo)
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.