Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
19 de abril de 2021

Dólar

Euro

Manaus
23oC  29oC
Acompanhe nossas redes sociais

Jennifer Silva – Da Revista Cenarium

Em comemoração aos 95 anos de vida de Thiago de Mello, um dos maiores escritores amazonenses da atualidade, a REVISTA CENARIUM promove, no período de 7 a 21 de março, uma celebração literária, com uma série de produções assinadas por grandes poetas, ensaístas, contistas e romancistas do Amazonas. O escritor faz aniversário no dia 30 deste mês.

Zemaria Pinto, Elson Farias, Thiago Roney, Álvaro Lins e Tenório Telles presenteiam o poeta com o melhor da escrita literária em artigos produzidos exclusivamente para a CENARIUM, que só poderão ser acessados em www.revistacenarium.com.br. Neste domingo, 7, as publicações iniciam com o poeta e ensaísta Zemaria Pinto.

Primeiro escritor

José Maria Pinto de Figueiredo, o Zemaria Pinto, nasceu em Santarém, no Pará, em 6 de maio de 1957. Ainda criança, viajou a Manaus com os pais, José Torres de Figueiredo e Maria Sílvia Pinto de Figueiredo.

Zemaria Pinto: primeiro escritor a participar da série da CENARIUM (Arquivo Pessoal)

Especialista em Literatura Brasileira, é mestre em Estudos Literários, com a dissertação A invenção do Expressionismo em Augusto dos Anjos. Sua estreia em livro deu-se na antologia Marupiara, em 1988, organizada por Anibal Beça e André Gatti, que o relacionaram entre os poetas da “geração pós-madrugada”.

Tem participação em mais de uma dezena de antologias poéticas, além de ensaios publicados em coletâneas e diversas inserções em arquivos oficiais de congressos.

O escritor tem 22 livros publicados em gêneros diversos: poesia, teatro, ficção infantojuvenil, didáticos e ensaios sobre literatura. Dramaturgo, tem seis peças encenadas.  

Zemaria Pinto organizou, para a Academia Amazonense de Letras, os livros A Uiara & outros poemas, de Octavio Sarmento (2007), e Águas do dia e da noite, estudos sobre a poesia, a ficção e a ensaística de Elson Farias (2019).

Datas das publicações

7 de março, domingo:

Zemaria Pinto, poeta e ensaísta

10 de março, quarta-feira:

Elson Farias, poeta e romancista

14 de março, domingo:

Thiago Roney, contista

17 de março, quarta-feira:

Álvaro Lins, crítico literário

29 de março, segunda-feira| Véspera do aniversário de Thiago de Mello:

Tenório Telles, poeta e ensaísta