Evento de Jornalismo vai abordar profissão como instrumento de representatividade na Amazônia

(Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

Matheus Pereira – Da Revista Cenarium

MANAUS – Com o objetivo de abordar as mudanças e inovações na forma de fazer jornalismo, nos dias 19, 21 e 23 de abril, será realizado “O 1º Encontro de Jornalismo: novos rumos e futuro da profissão na era digital”. A idealizadora do evento, Juci Melo, destaca que as peculiaridades da Amazônia oferecem ao profissional uma oportunidade de explorar temas dela utilizando as ferramentas do jornalismo moderno.

Melo reforça que os jornalistas precisam estar atentos a essa oportunidade. “Há muito espaço para fazer jornalismo na Amazônia, para comunicar melhor essas potencialidades, um jornalismo de qualidade. Nós, como cidadãos, devemos nos apropriar disso também da maneira certa e de fato valorizar a região e o jornalismo como um instrumento de valorização e principalmente de representatividade, além de comunicar adequadamente”, destacou Juci.

PUBLICIDADE

“A ideia é trazer profissionais para discutir o mercado, falar sobre o presente e sobre o futuro e quais são os desafios. Vivemos um processo de alguns anos, algumas décadas, da crise do jornalismo tradicional com as novas tecnologias. Todo esse movimento de transformação que a sociedade vive, ainda mais por conta da pandemia, que acelerou algumas mudanças. Então, precisamos falar sobre isso”, definiu Melo.

Iniciativa feminina

A iniciativa é realizada por quatro mulheres jornalistas, a CEO da agência Ekoa Mais Marketing Digital, Juci Melo; Cinthia Guimarães, especialista em economia e assessora de comunicação; Anny Girão, assessora de comunicação e relações públicas, e Raquel Maciel, jornalista com especialização em mídias sociais, que compõem a coordenação do evento.

Juci Melo conta como surgiu a ideia de reunir profissionais com diferentes áreas de atuação. “Ano passado reuni algumas amigas e comecei a fazer alguns eventos online. Este ano resolvi tirar do papel. Convidei três amigas para me ajudar a realizar esse evento, amigas jornalistas com as quais eu converso, troco ideias e elas toparam. Pensamos no tema e tem sido uma experiência desafiadora, mas estamos conseguindo organizar e reunir um time bem legal”, declarou Melo.

Time de jornalistas presentes no evento. A partir da esquerda, Anny Girão, Cinthia Guimarães, Juci Melo e Raquel Maciel. (Reprodução/Internet)

Novas tecnologias

Para Melo, as novas tecnologias podem ser a base de um jornalismo mais especializado, mais dirigido e principalmente com trabalho investigativo, por meio do uso de dados. A jornalista destaca que a interação e evolução no uso das novas ferramentas possibilita ao profissional mais oportunidades.

“Quando você faz um trabalho diferente, quando tenta agregar elementos que você vê espaço no mercado, é possível trabalhar em vários meios, fazendo a combinação de uma investigação, uma boa apuração e usando as novas tecnologias para ganhar escala e espaço. Então, se tem muitas formas de fazer jornalismo, mas a qualidade, a investigação, a apuração e o próprio uso de dados que vêm crescendo, mas ainda precisa ser mais estimulado, é um caminho interessante principalmente para os novos profissionais”, apontou.

Participantes

Os palestrantes regionais e nacionais que estarão no evento: Beatriz Prates, diretora-geral do Canal MyNews; Conrado Corsalette, cofundador e editor-chefe do Nexo Jornal; Elaíze Farias, cofundadora da Agência Amazônia Real; Larissa Veloso, CEO da Bravery Digital Marketing; Liege Albuquerque, jornalista e professora universitária e escritora; Meike Farias, repórter da Rede Amazônica; Paula Litaiff, diretora-executiva da Revista Cenarium; Raphael Alves, fotojornalista e colaborador freelancer da Agência Espanhola EFE, Rosiene Carvalho, colunista da Rádio Band News Difusora; e Wilson Reis, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas.

Mais informações e inscrições podem ser obtidas pelo site. O evento conta com o apoio institucional do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Amazonas (SJP/AM).

O evento

O “1º Encontro de Jornalismo: novos rumos e futuro da profissão na era digital” ocorrerá de forma online e gratuita. Como forma de comemorar o Dia do Jornalista, celebrado em 7 de abril, o evento busca promover uma reflexão sobre as mudanças recentes e como elas estão impactando o presente e também o futuro da profissão.

Nos três dias de atividades, o tema será Jornalismo e Pandemia: o papel do jornalista na cobertura da crise, e os jornalistas manauaras de diferentes tipos de mídia vão compartilhar suas experiências com o fato. O segundo dia abordará as Tendências e Futuro do Jornalismo na Era Digital e o último encontro será dedicado ao Empreendedorismo no Jornalismo: cases e oportunidades.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.