Festival oferta oficinas gratuitas de flauta, piano e clarinete em Belém

Aulas serão no Instituto Carlos Gomes (Pedro Guerreiro/Agência Pará)
Daleth Oliveira – Da Revista Cenarium Amazônia*

BELÉM (PA) – O Festival Música na Estrada está com inscrições abertas para oficinas musicais gratuitas, que serão realizadas entre os dias 11 e 13 de outubro na Fundação Carlos Gomes, em Belém (PA). As inscrições podem ser feitas diretamente no site do evento até o dia 9.

Há vagas disponíveis para aulas de flauta ministradas pelo professor Rubem Schuenck, piano com Fábio Caramuru e clarinete com Cristiano Alves. Os alunos que participarem de todas as aulas receberão certificados ao fim do curso.

O diretor-geral e artístico do festival, Fernando Ramos, informa que interessados em participar das oficinas devem possuir habilidades de leitura de partituras, levar seu próprio instrumento e um suporte para partituras. “É importante que o aluno tenha pelo menos um ano de experiência no estudo do instrumento, uma vez que estas oficinas não são voltadas para iniciantes, mas para aprimoramento“, completa.

PUBLICIDADE

Este é um dos nossos principais focos: proporcionar oportunidades de aprendizado e troca de ideias em alto nível em todas as cidades que o festival visita, com professores vindos de diferentes partes do País. Isso representa um intercâmbio educativo e cultural altamente produtivo para todos os envolvidos nas atividades formativas“, explica Fernando Ramos.

O evento, que está na sua 9ª edição, é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio do Ministério da Cultura, governo federal e Kommitment Produções Artísticas.

Conheça os professores
Os professores Rubem Schuenck (à esq.), Fábio Caramuru (centro) e Cristiano Alves (à dir.) chegam à capital paraense para ministrar oficinas gratuitas (Divulgação/Festival Música na Estrada)

O professor Rubem Schuenck é doutor em Performance Musical pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), possui mestrado na mesma instituição e graduou-se na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde também foi professor. Ele é flautista do Quinteto Villa-Lobos desde 2012.

Fábio Caramuru, por sua vez, foi o último aluno brasileiro de Magda Tagliaferro, em Paris, com bolsa do governo francês, na década de 1980. Ele fez sua estreia como solista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), em 1977, tocando o Concerto para piano e instrumentos de sopro de Stravinsky, até então inédito no Brasil. Caramuru recebeu diversos prêmios no Brasil, incluindo o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte, em 1991. Realiza regularmente recitais solo e com orquestra, no Brasil, Estados Unidos, Ásia e Europa. Também é mestre pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA–USP).

O clarinetista Cristiano Alves possui doutorado em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e um mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde é professor efetivo na cadeira de clarinetas. Alves conquistou prêmios em concursos relevantes, gravou com orquestras sinfônicas e grupos de câmara e colaborou com grandes artistas da MPB. Além disso, se apresenta regularmente no exterior e ministra palestras e apresentações em países como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, França, Alemanha, Portugal, Suíça, entre outros.

Programação musical

Os concertos do Festival Música na Estrada ocorrerão no Theatro da Paz a partir de 13 de outubro, com a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) e o solista Philip Doyle na trompa, sob a direção e regência de Miguel Campos Neto, apresentando a 5ª Sinfonia de Gustav Mahler.

No dia 14 de outubro, o evento apresentará o “EcoMúsica – Vozes da Natureza”, um espetáculo multimídia que combina piano, com Fábio Caramuru, juntamente com Thaina Souza (cantora) e Luiz Sena (violoncelo) como convidados especiais, e projeções em vídeo de Cecília Lucchesi. Já no dia 15, a programação se encerra com o Quinteto Villa-Lobos – Celebração de 60 anos, com a participação especial da pianista paraense Adriana Azulay.

Sobre o Festival Música na Estrada

O Festival Música na Estrada chega à sua 9ª edição promovendo acessibilidade, formação de público e educação nas áreas de música, dança e teatro por meio do intercâmbio e valorização de conteúdos artísticos de várias regiões do Brasil. Neste ano, o evento passa por Manaus, Belém, São Luís e Boa Vista.

(*) Com informações da assessoria
Leia mais: Enfermeiros de Belém protestam por atraso no pagamento do piso salarial
Editado por Jefferson Ramos
Revisado por Adriana Gonzaga
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.