Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
18 de maio de 2021

Dólar

Euro

Manaus
23oC  29oC
Acompanhe nossas redes sociais

Com informações da assessoria

MANAUS – A genialidade do compositor Hermeto Pascoal se encontra com todo o magnetismo da capital amazonense na música “Frevando em Manaus”, que acaba de ganhar novo registro pelo Abner Viana Ensemble. O projeto deu origem a um single com novos arranjos e um videoclipe, que será lançado nesta sexta-feira (16/04), às 10h, no Youtube (http://bit.ly/FrevandoManaus).

Reconhecido mundialmente por seu talento como multi-instrumentista, arranjador e improvisador, o alagoano Hermeto Pascoal compôs “Frevando em Manaus” na década de 1990, como uma homenagem à capital do Amazonas, embora ele próprio nunca tenha gravado a música.

O instrumentista amazonense Abner Viana assina a produção musical com o novo arranjo, além da orquestração e adaptação da obra. Entre os instrumentos da gravação estão: flautim, flauta, clarineta, saxofone alto, trompetes, trombones, vibrafone, guitarra, piano, contrabaixo elétrico, bateria e percussão, compondo uma orquestração menor que a formação de uma big band.

“É uma música difícil, não só do ponto de vista melódico e harmônico, mas do interpretativo também, porque está inserida dentro de uma estética musical fora do padrão tradicional de um frevo, apesar de que é ressaltado na música o andamento rápido e a linguagem do frevo tradicional. Escrever harmonias e arranjos da orquestração em pouco tempo foi realmente um desafio grande, mas chegamos a um resultado muito positivo musicalmente”, comenta Viana, admirador e estudioso da obra de Hermeto.

“Foram anos estudando a música dele, até cheguei a conhecê-lo por meio do saxofonista Vinícius Dorin, que tocou muitos anos com Hermeto Pascoal, e considero que isso teve um impacto profundo na hora de escrever o novo arranjo em apenas duas semanas”, completa.

Relevância

Em uma de suas passagens pela capital amazonense, Hermeto Pascoal entregou a partitura original de “Frevando em Manaus” a uma amiga em comum ao cantor e compositor Zeca Torres (Torrinho), um dos autores de “Porto de Lenha”, que a compartilhou com Abner Viana.

“Hermeto compôs um frevo que expressa a intensa movimentação que já havia em Manaus naquela época. É uma obra que demonstra o elo simbólico que autor criou durante suas andanças por Manaus. Sua simplicidade melódica retrata muito bem o dia a dia do cidadão comum”, acrescenta Viana.

A iniciativa foi contemplada no Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2020 – Lei Aldir Blanc, com apoio da Prefeitura de Manaus e do Governo Federal, e envolveu diretamente cerca de 20 pessoas, entre músicos e equipe de produção.

Ficha Técnica

Música

Composição: Hermeto Pascoal

Arranjo: Abner Viana/Célio Vulcão

Orquestração: Abner Viana

Gravação, mixagem e masterização: Jeferson Souza

Produção Musical: Abner Viana

Capa: Bárbara Annitza

Músicos

Cláudio Abrantes – Flauta/Flautim

Abner Viana – Clarinete/Saxofone Alto

Odirley Mozambite – 1° e 2° Trompetes

Salomão Verçoza – Trombone/Trombone Baixo

Rodrigo Andrade – Guitarra

Célio Vulcão – Piano/Escaleta

Sérvio Túlio – Contrabaixo Elétrico

Andrio Dias – Bateria/Vibrafone

Eliberto Barroncas – Percussão/Efeitos

Clipe

Direção de Imagens: Matheus Mota

Filmagem e edição: Gabriel Leão

Operador de drone: Newton Coelho (Said)

Bailarinos: Letícia Pinto e Wilham Santos

Maquiadora: Samantha Campos

Produção Executiva: Maria Lucy Rodrigues

Confira o vídeo: