Governador do AM entrega viaturas, armas e anuncia pagamento de ‘hora extra’ para policiais do interior

Ação busca reforçar o combate à criminalidade no Estado e ampliar o efetivo de policiais nas ruas (Divulgação/Secom)

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – O governador Wilson Lima (PSC) entregou nesta sexta-feira, 4, armamentos e veículos para as forças de segurança do Amazonas. Ele também anunciou o pagamento de gratificação aos policiais militares pelas hora extras que fizerem no interior do Estado. A ação faz parte do programa Amazonas Mais Seguro, visando reforçar o combate à criminalidade.

“Já autorizei ao comandante da Polícia Militar que a SEG [Serviço Extra Gratificado] também se estenda para o interior e com isso o policial do interior também terá direito ao pagamento pelos serviços extras que ele fizer. Dessa forma, nós vamos dobrar o efetivo no interior e nós vamos continuar resolvendo um problema: o do policial precisar fazer fazendo ‘bico’ para complementar a renda”, anunciou.

PUBLICIDADE

Serão R$ 40 por hora extra. Segundo Wilson Lima, o Amazonas está pagando o maior valor de hora trabalhada do Brasil. “É o maior de todo o Brasil. Nenhum Estado paga hora extra no valor que o Amazonas está pagando”, reforçou.

Armamentos e viaturas

Os armamentos foram entregues para as polícias Militar e Civil. As forças de segurança passam a usar pistolas calibre 9 milímetros, no lugar das pistolas calibre .40, que não serão mais utilizadas. O governador afirmou, ainda, que encaminhará um Projeto de Lei (PL) para a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) para poder vender armas descartadas a preço de custo aos policiais, para serem de uso pessoal.

Este é o primeiro lote de armamento entregue para substituir pistolas antigas. Ao todo, foram entregues 3.865 pistolas, do total de 11 mil previstas para o ano de 2022. O equipamento foi adquirido pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), por meio do Fundo Estadual de Segurança Pública (Fesp-AM); e da parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

As viaturas entregues pelo governo são do tipo picapes e serão utilizadas para reforçar o patrulhamento ostensivo. “Não dá mais para os policiais irem às ruas enfrentar a bandidagem num carro baixo, em que o bandido olhe de cima para baixo a polícia. É por isso que estamos colocando esses veículos novos e modernos”, frisou Wilson Lima.

‘Operação Hórus’

Em parceria com o Ministério da Justiça, o governo do Estado também anunciou o envio de policiais militares para o interior do Estado, para atuarem na “Operação Hórus”, em combate aos crimes transfronteiriços.

“Eles estarão indo para a Base Arpão, Tabatinga, Novo Airão, Parintins e Maués para trocar a tropa que já existe, tudo para combater a criminalidade com mais intensidade”, destacou o secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), general Carlos Alberto Mansur.

O comandante-geral da PM-AM, coronel Marcos Vinícios de Oliveira de Almeida salientou que a operação também é um estímulo à economia do Estado. “Essa operação possibilita ao policial a trabalhar um mês destacado em outra comunidade, ganhando R$ 5,2 mil. Até o meio do ano, vamos capacitar toda tropa do interior, de modo que apenas eles possam ter acesso a esse recurso, em virtude da carência municipal e isso vai injetar uma grande quantidade de recurso público lá no interior do Estado”, declarou o coronel.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.