Jornalistas da Cenarium são destaque no Prêmio Sebrae de Jornalismo no AM

Da esquerda para a direita: Ívina Garcia, Ricardo Oliveira e Priscilla Peixoto (Eduardo Figueiredo/Revista Cenarium)
Adrisa De Góes – Da Revista Cenarium Amazônia

MANAUS (AM) – Produções jornalísticas da REVISTA CENARIUM AMAZÔNIA foram destaque na 10ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ), na noite desta terça-feira, 15. A solenidade de reconhecimento aos profissionais da imprensa foi realizada na sede da entidade, na avenida Leonardo Malcher, no Centro de Manaus.

Tendo como proposta de tema “A contribuição dos pequenos negócios para o desenvolvimento econômico e social do País”, a CENARIUM levou o 3º lugar na categoria fotojornalismo, com a série fotográfica “Lutheria social: escola ensina arte para comunidade da periferia de Manaus”. O trabalho premiado é do fotojornalista Ricardo Oliveira.

Fotografia integrou série fotográfica que concorreu ao Prêmio Sebrae de Jornalismo (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

Para Oliveira, o momento representa o reconhecimento da atuação jornalística no Estado, sobretudo entre os profissionais que, diariamente, recebem a missão de informar e registrar os acontecimentos do cotidiano. Ao todo, concorreram 33 trabalhos, nas categorias fotografia, texto e vídeo.

PUBLICIDADE

“É muito importante esse incentivo aos profissionais da região. Quando você concorre a um prêmio, significa que o seu trabalho teve reconhecimento além do período em que ele veiculou. O trabalho se perpetua num espaço histórico, fica marcado. Este ano, os temas foram muito pontuais e relevantes”, destacou o fotojornalista.

Reportagens

Na categoria texto, a CENARIUM concorreu com reportagens das jornalistas Ívina Garcia e Priscilla Peixoto, além do jornalista Luciano Falbo – os dois últimos, ex-colaboradores. Os finalistas foram autores das matérias “‘Lutheria social’: escola ensina arte para comunidade da periferia de Manaus“, “Representatividade: empreendedores investem em lojas voltadas para público LGBTQIAP+ em Manaus” e “Sucesso ‘turbinado’ com guaraná”, respectivamente.

“Quem ganha com toda essa premiação é o jornalismo do Amazonas. Nesta edição, vimos pautas extremamente importantes e necessárias para a sociedade, que deram foco às mulheres, populações ribeirinhas e pessoas LGBTQIAPN+. O jornalismo é uma evolução constante”, ressalta a jornalista Ívina Garcia.

As jornalistas Priscilla Peixoto e Ívina Garcia, finalistas do Prêmio Sebrae de Jornalismo (Eduardo Figueiredo/Revista Cenarium)
Premiação

O Prêmio Sebrae de Jornalismo possui três etapas: a primeira, ao nível estadual, classifica os concorrentes para a etapa regional, que define os finalistas da etapa nacional. Cada profissional pôde concorrer com até três trabalhos.

O concurso jornalístico instituído pelo Sebrae se tornou referência no fomento do jornalismo sobre empreendedorismo no Brasil. Na etapa estadual deste ano, a entidade recebeu um número recorde de 33 inscritos. No ano passado, foram 22.

Leia mais: Cobertura jornalística da CENARIUM sobre atos antidemocráticos é tema de debate na Abraji
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.