Jornalistas da REVISTA CENARIUM são finalistas do Prêmio MOL de Solidariedade

Reportagens concorrem ao Premio MOL de Solidariedade (Montagem: Mateus Moura)
Ana Pastana – Da Revista Cenarium

MANAUS – Jornalistas da REVISTA CENARIUM participam nesta quinta-feira, 30, da primeira edição do Prêmio MOL de Jornalismo para a Solidariedade. O fotojornalista Ricardo Oliveira é finalista na categoria de Fotografia com a imagem “Manejar é Preciso” e a jornalista Ívina Garcia concorre na categoria texto com a reportagem “Cozinha solidária distribui comida para indígenas na comunidade Parque das Tribos, em Manaus“. O resultado será divulgado às 15h de Manaus, pelo YouTube do Instituto Mol.

O evento é uma iniciativa do Instituto MOL para reconhecer o trabalho de profissionais e estudantes de jornalismo que contribuem para fortalecer a cultura de doação, a solidariedade e a atuação das organizações da sociedade civil – destacando a importância dos temas para o exercício da cidadania no País.

“É muito importante levar a pauta solidária para a sociedade. A iniciativa do Instituto MOL faz com que outros jornalistas se sintam incentivados a produzir cada vez mais reportagens sobre esse tema. Minha matéria, apesar de ser do começo do ano passado, fala muito sobre um assunto atual, sobre a insegurança alimentar dos indígenas”, relatou a jornalista Ívina Garcia.

PUBLICIDADE

Leia também: Cozinha solidária distribui comida para indígenas na comunidade Parque das Tribos, em Manaus

Reportagens concorrem ao Prêmio MOL de Solidariedade (Montagem: Mateus Moura/Cenarium)

Segundo o fotojornalista, o trabalho produzido durante uma semana de viagem pelo Rio Purus, no Amazonas, retrata o trabalho de manejo de pirarucu e destaca a solidariedade entre os trabalhadores.

“Escolhi essa coletânea de fotos e reportagem em uma viagem ao Purus, onde passei uma semana com os pescadores e transformei essa viagem e minhas anotações em uma produção sobre o manejo do pirarucu, importante peixe da nossa região, e mostrei a solidariedade entre eles, como a comunidade se mantém e se comporta”, declarou.

Categorias

Ao todo, serão cinco jornalistas premiados nas categorias Jovem Jornalista, Áudio, Vídeo, Texto e Fotografia. Para chegar nos cinco vencedores, os jurados Cecília Olliveira; Breiller Pires; Rene Silva, Elaíze Farias e Dennis de Oliveira avaliaram as reportagens e selecionaram os melhores trabalhos que vão receber troféus e uma premiação em dinheiro.

Leia também: Pescadores se organizam para garantir segurança e subsistência na região do Purus

O Instituto MOL é a frente da Editora MOL dedicada ao fortalecimento da cultura de doação no Brasil, por meio de produção de conhecimento, eventos, apoio a movimentos, pesquisas, financiamentos de campanhas e muito mais.

Ricardo Oliveira e Ívina Garcia venceram o prêmio de Jornalismo Ambiental (Revista Cenarium)

Biografia dos indicados

Ricardo Oliveira é amazonense, iniciou a carreira no Rio de Janeiro, onde morou, e estudou na FotoRiografia. Foi um dos vencedores do “1º Prêmio de Jornalismo Governo do Estado do Amazonas” e finalista do “Prêmio Vladimir Herzog”, com imagem de execução em Fórum de Manaus. Participou da exposição coletiva “É Tempo de Brasil”, no Museu do Louvre, em Paris, durante a Copa do Mundo de Futebol de 1998.

Ívina Garcia tem 25 anos, é manauara, graduanda em jornalismo pela Fametro e já atuou como social media em empresas de vendas e em produção de TV. Foi uma das vencedoras do “Prêmio Águas de Manaus de Jornalismo Ambiental” na categoria de Webjornalismo. Repórter voltada para editoria de economia em jornal impresso, recentemente, destacou-se nas coberturas dos movimentos antidemocráticos na cidade de Manaus.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.