Livro sobre casamento entre casais homoafetivos é lançado em Manaus

Livro 'O Casamento Civil entre os Pares Homoafetivos' (Divulgação)
Da Revista Cenarium*

MANAUS – A Editora Valer lança no dia 25 de abril, às 18h, o livro ‘O Casamento Civil entre os Pares Homoafetivos’, da advogada Yone Chagas. O livro é um dos 20 selecionados pelo Concurso Frauta de Barro 2023. O evento será realizado na Biblioteca do ICBEU, localizada na Avenida Joaquim Nabuco, 1286, Centro.

O planeta completa mais uma volta, trazendo mudanças significativas que diferenciam o final dos séculos 20 e 21. Uma das mais impactantes é a que trata de gênero. Neste livro, acompanhamos um estudo que nos apresenta o histórico, com debates e documentos, sobre uma das questões mais relevantes: o casamento civil entre os pares homoafetivos.

Livro ‘O Casamento Civil entre os Pares Homoafetivos’, da advogada Yone Chagas. (Divulgação)

Para a coordenadora editorial da Valer, professora doutora em Filosofia e autora do livro ‘Para Aquém ou Para Além de Nós’, Neiza Teixeira, a publicação desse livro é muito importante porque trata de um tema que gera debates no mundo todo.

PUBLICIDADE

O livro da advogada Yone Chagas chama a atenção, principalmente porque aborda um tema atual, complexo e que desperta interesse na sociedade brasileira. Nós vivemos um momento de intensas transformações, que requerem a atenção dos poderes Legislativo, do Judiciário e do Executivo e, especialmente, da sociedade, que deve se mobilizar em favor das questões que precisam ser debatidas e resolvidas em seu favor”, ressaltou Neiza.

O livro faz uma análise da visibilidade do casamento civil entre homoafetivos. Fala sobre a dignidade da pessoa humana, a igualdade, a busca da felicidade, a legalidade e outros princípios que todos buscam e têm direito, e que as pessoas que amam pessoas do mesmo sexo não puderam adquirir, por conta da discriminação causada pela interpretação liberalista do Art. 226, § 3º, da Constituição Federal de 1988, e artigo 1514 do Código Civil.

Foram registrados 59.620 uniões civis entre 2013 e 2021 (Divulgação)

A obra fala não somente de direitos, mas também de aspectos históricos da homossexualidade, a fim de se conhecer como iniciou e como se chegou à descriminalização.

Segundo Christopher Rocha, que é escritor, historiador e ativista dos direitos humanos, e escreveu na orelha do livro, ‘O Casamento Civil entre Pares Homoafetivos’ é uma obra que se destaca como um farol de conhecimento e compreensão em um mundo em constante evolução.

“A autora nos conduz em uma exploração profunda da viabilidade do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, à luz dos princípios constitucionais que regem nossa sociedade”, explicou Rocha.

A obra fala não somente de direitos, mas também de aspectos históricos da homossexualidade, a fim de se conhecer como iniciou e como se chegou à descriminalização. (Freepik)

Ainda de acordo com Christopher, cada capítulo desta obra aborda aspectos cruciais da jornada, desde o contexto histórico da discriminação contra a homossexualidade até uma análise aprofundada da Lei Maria da Penha, considerada um marco inicial na legalização das uniões homoafetivas. Além disso, a autora explora os direitos já adquiridos por casais homoafetivos no Brasil, bem como legislações de outros países que reconheceram a importância do casamento civil para todos os seus cidadãos.

O livro ‘O Casamento Civil entre os Pares Homoafetivos’ é um dos 20 livros selecionados no concurso ‘Frauta de Barro 2023’, dentre 150 inscritos, 20 obras foram selecionadas para serem publicadas sem ônus para o autor.

Sobre a escritora

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (2011) e em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Amazonas (2002). Estudou também Ciências Sociais na Universidade Federal do Amazonas (1996). Tem especialização em Advocacia no Direito Digital e Proteção de Dados pela Escola Brasileira de Direito, Ebradi (2020); MBA em Finanças Corporativas, Universidade Gama Filho, UGF, Rio de Janeiro, Brasil (2007); possui experiência em Contabilidade Pública, Direito Digital e Proteção de Dados, Direito Penal, Direito Civil, Direito Tributário e outros ramos do Direito.

Sobre a Valer

Com atuação há mais de 30 anos, com publicações focadas na Amazônia, a Livraria Valer possui mais de 2 mil obras publicadas, com livros que vão desde Poesia até Direito e pesquisas científicas. Ressaltando tanto autores contemporâneos quanto obras clássicas, como “Simá (2011, Editora Valer), de Lourenço Amazonas, e “Poranduba Amazonense” (2018, Editora Valer), de Barbosa Rodrigues. Ainda em 2024, a editora Valer voltará a ter sua loja física, no Largo São Sebastião, no Centro de Manaus.

(*) Com informações da Assessoria
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.