Lula participa de reunião na fronteira entre Brasil e Colômbia

Luiz Inácio Lula da Silva (Rovena Rosa/Agência Brasil)
Pricila Assis – Da Revista Cenarium

MANAUS (AM) – O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), confirmou que estará neste sábado, 8, no encerramento da reunião Técnico-Científica da Amazônia, na cidade colombiana de Letícia, na fronteira com a cidade brasileira de Tabatinga (distante 1.106 km de Manaus), no Amazonas. No encontro, serão tratados diversos assuntos, entre eles, comércio, investimentos e cooperação em matéria de defesa e segurança.

A iniciativa do convite para Lula estar em Letícia partiu do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, por meio de um encontro bilateral que aconteceu em Brasília, no mês de junho. O diálogo entre os presidentes foi sobre a proteção da Amazônia, da qual os dois países compartilham o território florestal.

Visita em Letícia

Durante a presença do presidente brasileiro em solo colombiano, na reunião também serão apresentados os resultados das discussões que ocorreram nos dias 5, 6 e 7 de julho. A programação contou com diversos temas relacionados à Amazônia, com a participação de especialistas, pesquisadores, representantes dos povos indígenas e da sociedade civil.

PUBLICIDADE

A atuação conjunta dos países que compartilham o bioma amazônico é fundamental para enfrentar os múltiplos desafios na região. Em Letícia, também estão em curso negociações entre os oito países da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), com o objetivo de adotar uma declaração conjunta por ocasião da Cúpula da Amazônia – IV Reunião dos Presidentes dos Estados Partes no Tratado de Cooperação Amazônica, que será organizada pelo governo brasileiro em Belém do Pará, nos dias 8 e 9 de agosto próximos.

O Brasil retomou recentemente, a convite, sua participação como País garante na Mesa de Diálogos de Paz entre o governo colombiano e o Exército de Libertação Nacional. Na esfera comercial, Brasil e Colômbia registraram intercâmbio recorde em 2022, superior a US$ 7,4 bilhões.

Lula no Amazonas

Na última semana de junho aconteceu a 56ª edição do Festival Folclórico de Parintins, mas o presidente do Brasil não esteve presente no município. No evento, a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, ministra do da Cultura, Margareth Menezes, e a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, representaram o Governo Lula.

Leia também: Ministros do Governo Lula e família Barbalho prestigiam Festival de Parintins

Lula esteve no Amazonas durante as eleições de 2022, cumprindo agenda apenas na capital manauara. Em Manaus, o presidente da República reuniu com 35 entidades e movimentos sociais para falar de desenvolvimento sustentável na região, além de visitar uma das fábricas da Zona Franca de Manaus (ZFM) e o Museu da Amazônia.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.