Lula vence em cinco dos nove Estados da Amazônia Legal; Bolsonaro ‘leva’ nos outros quatro

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente Jair Bolsonaro vão disputar o 2° turno (Thiago Alencar/CENARIUM)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu em cinco dos nove Estados da Amazônia Legal, no 1° turno das Eleições 2022, neste domingo, 2. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, “levou” a melhor nos outros quatro Estados. Os dois voltarão a concorrer no 2° turno, que acontece em 30 de outubro.

Até as 21h26, o ex-presidente venceu no Amazonas (49,20%), Amapá (45,64%), Maranhão (68,09%), Pará (52,02%) e Tocantins (50,40%). Já Bolsonaro venceu no Acre (62,53%), Mato Grosso (59,85%), Roraima (69,57%) e Rondônia (64,37%).

Veja na tabela abaixo:

Segundo o TSE, a Amazônia Legal concentra um pouco mais de 20 milhões de eleitores (Thiago Alencar/CENARIUM)

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o petista teve 2,5 milhões dos votos válidos em todos os Estados da Amazônia. O adversário, Bolsonaro, teve 5,6 milhões. Foi no Pará onde Lula teve o maior número de votos, com 2,2 milhões, mesmo local onde o atual presidente teve 1,8 milhões.

PUBLICIDADE

Na disputa nacional, o presidente Lula conquistou mais de 56 milhões de votos, referente a 48,28%. Bolsonaro teve 50,9 milhões (43,32%).

Eleitores na Amazônia

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Amazônia Legal concentra um pouco mais de 20 milhões de eleitores, representando 12,82% dos 156 milhões de eleitores brasileiros. A região é formada pelos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Pará, Maranhão, Mato Grosso e Tocantins.

Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Amazônia Legal tem 13,73% da população brasileira, com 29,2 milhões de habitantes.

No mês de agosto, a REVISTA CENARIUM lançou a edição N° 27 da revista física intitulada “A disputa pelo poder na Amazônia”, na qual apresentou os candidatos aos governos e ao Senado, nos nove Estados da Amazônia Legal, com os principais desafios da região em detalhes. Para ler as publicações é só acessar no site e clicar na aba revista digital.

A edição N° 27 da revista física (Hugo Moura/CENARIUM)
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.