Manaus e Parauapebas são únicas cidades do Norte entre 25 maiores PIBs do País

Manaus e Parauapebas ocupam 5º e 22º lugar no ranking dos municípios mais ricos do país (Fotos: Divulgação)
Da Revista Cenarium Amazônia*

MANAUS (AM) – Manaus é a única capital do Norte no grupo dos 25 maiores Produtos Internos Brutos (PIBs) municipais. A capital do Amazonas e o município de Parauapebas (PA), a cerca de 700 quilômetros de Belém, são as únicas cidades no topo do ranking, que representa 33% do PIB nacional. Os dados constam nos resultados do PIB dos Municípios 2021, divulgado nesta sexta-feira, 15, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Manaus, embora com valor do PIB sempre ascendente, entre 2002 e 2021, diminuiu sua participação no PIB do Brasil de 1,2% para 1,1%. Mesmo assim, subiu da 7ª para a 5ª posição no ranking nacional dos municípios com maiores Produto Interno Bruto. Já Parauapebas ocupa o 22º lugar no ranking. A cidade está entre as cidades que mais ganharam participação no PIB, avanço puxado pela atividade de extração de minério de ferro.

Parauapebas teve 0,5% de ganho e Canaã dos Carajás, 0,3%, um aumento de 0,2 ponto percentual. Além dessas cidades, Manaus, no Amazonas, também integra o “top 5” do ranking nacional, com aumento de 1,2%. Saquarema, no Estado do Rio de Janeiro, com ganho de 0,2%, e Itajaí, em Santa Catarina, de 0,4%, constam no topo da relação.

PUBLICIDADE


Leia Também: Mineração coloca cidades do Pará entre as que mais ganharam participação no PIB durante a pandemia

O estudo é realizado pelo IBGE, em parceria com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti). O objetivo é traçar o perfil econômico de cada um dos municípios brasileiros.

Manaus tem 78,5% do PIB do Estado, enquanto os outros 61 municípios possuem apenas 22,5% da riqueza. A pesquisa demonstra que os dez municípios com maiores PIBs, no Amazonas, concentram 88,7% do Produto Interno Bruto amazonense.

Em 2021, 11 municípios responderam por quase 25% do PIB nacional e 16,6% da população brasileira, e as 87 municipalidades de maiores PIBs representavam, aproximadamente, 50% do total e 36,7% da população do País. Em 2002, apenas quatro municípios, somados, representavam cerca de ¼ da economia nacional.

Estados do Norte

Em 2021, cinco capitais detiveram mais de 50% do PIB de seus estados. Pela ordem de importância os municípios que detiveram maior parcela do PIB estavam Brasília (100%), Manaus (78,5%), Boa Vista (74,1%), Macapá (AP), 64,4% e Rio Branco (AC) com 51,3%.

No Estado do Pará, em 2021, três municípios contribuíram com participação no PIB Nacional (Parauapebas com 0,6%; Canaã dos Carajás com 0,4%; e Marabá com 0,2%).

Os três municípios citados do Pará também se destacam pelo desempenho observado na razão do per capita. Em Parauapebas/PA e Canaã do Carajás justifica-se pela extração de minério de ferro. Já no município de Marabá (PA) o destaque foi a pecuária de bovinos e outros animais. No Amazonas, apenas Manaus se destacou.

*Com informações da Assessoria

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.