Moradores denunciam hotel de cães após animais serem arremessados por muro; veja vídeo

Animais foram resgatados em grave estado de desnutrição (Imagens cedidas à CENARIUM)
Rogger Luke – Da Revista Cenarium Amazônia

MANAUS – Moradores que residem próximo a um hotel para cães, no bairro Parque 10, Zona Centro-Sul de Manaus, registraram um Boletim de Ocorrência (BO) contra os proprietários do estabelecimento, por suspeita de maus-tratos e abandono de animais. De acordo com relato à Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), na última segunda-feira, 27, três cachorros foram arremessados por cima do muro do estabelecimento durante forte chuva na cidade. Câmeras de segurança instaladas próximas ao local flagraram a ação. Segundo a Polícia Civil, a ex-tutora dos animais foi indiciada por maus-tratos aos animais.

O muro onde os animais foram jogados fica na divisa entre o hotel e um terreno baldio. Os animais foram resgatados por vizinhos e apresentavam sinais de grave desnutrição e fraqueza quando foram encontrados.

Boletim de Ocorrência registrado na Dema (Foto: Divulgação)


A responsável pelo abrigo Adote com Amor, que preferiu não ter o nome mencionado nesta reportagem, disse à REVISTA CENARIUM que estranhou quando viu que os cachorros estavam muito debilitados e sem força para se locomover. Ela afirmou que, após o ocorrido, o dono do hotel teria pedido para ela abrigar os animais.

PUBLICIDADE

“Eu achei estranho terem aparecido três animais juntos na situação em que os animais estavam, porque eles estão esqueléticos. São animais que não comem há muito tempo, ou comem uma quantidade irrisória. Aí eu pedi para o meu vizinho puxar as [imagens das] câmeras, porque esses animais não podem ter vindo andando, eles nem aguentam andar muito”, afirma.

Ela acrescenta que não é a primeira vez que um caso desse tipo ocorre na área. Ela conta que em outros momentos cães já foram abandonados na área próxima a um igarapé do bairro.

“Não tem como aparecer animal naquela rua, e de vez em quando, morrem os animais na mesma situação que esses três. Inclusive eu já resgatei mais de cinco que apareceram ali, e tem uma senhora que resgatou, que deixaram nessa mesma situação. Ou seja, sempre aparecem esses animais nesse tipo de situação lá, e ninguém sabia de onde, só que agora a coisa começa a fazer sentido”, ressalta.

A equipe de reportagem tentou contato com o hotel para cães mencionado na denúncia, mas até o fechamento desta edição, não houve retorno. O espaço está aberto. A equipe também procurou a Polícia Civil para saber sobre o andamento das investigações, e também não obteve retorno até o momento.

Os cães estão sob os cuidados do abrigo Adote com Amor, que também acolhe outros animais abandonados. Para conhecer o trabalho do abrigo ou realizar adoção, basta acessar @adotecomamor_am no Instagram.

Lei

É crime abandonar animal doméstico. A lei federal nº 9.605/98 estabelece pena de prisão e multa que podem ser aumentadas se o ato resultar na morte do animal. Uma nova legislação, a lei federal nº 14.064/20, sancionada em setembro de 2020, aumentou a pena de detenção, que era de até um ano, para até cinco anos para quem cometer esse crime.

Além da responsabilização criminal, quem praticar o crime pode responder administrativamente, e pagar multa, segundo a Lei n° 2582 de 2020. Em junho de 2023, um disque denúncia foi criado em Manaus para atender esses casos, por meio da Lei Municipal n°  3.079, que entrou em vigor no último dia 23 de junho deste ano. Para denunciar crimes desta natureza, basta ligar no 181 ou registrar ocorrência on line pelo link http://www.delegaciainterativa.am.gov.br/.

Veja vídeo:

Polícia

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) informou que indiciou, na terça-feira, 28, uma mulher de 31 anos pelo crime.

De acordo com a delegada Juliana Viga, titular da unidade especializada, a mulher seria proprietária de um hotel para animais, e os cachorros vítimas dos maus-tratos seriam de sua propriedade.

As câmeras de segurança da vizinhança registraram o momento em que os animais foram arremessados na segunda-feira, 27, e uma moradora disponibilizou as filmagens ao procurar a delegacia para registrar a denúncia no dia seguinte”, contou.

Conforme a titular, os policiais civis da Dema, junto a um médico veterinário, foram ao local para averiguar a situação e conduziram a mulher à delegacia para que ela pudesse esclarecer o ocorrido.

Em depoimento, ela alegou estar passando por depressão e surto psicótico e, por este motivo, teria arremessado os cachorros por cima do muro. Ela terá que comprovar, por meio de laudos psiquiátricos, a veracidade desta justificativa”, contou.

Ainda segundo a delegada, quanto aos animais, a moradora que registrou o fato se disponibilizou para ser a fiel depositária deles. E ficará a cargo do Poder Judiciário decidir quanto ao fechamento do estabelecimento.



Leia Também
Polícia investiga caso de maus-tratos a cadela em pet shop de Goiânia
Mais de 70 gatos em situação de maus-tratos são resgatados de residência em Manaus

Edição: Yana Lima

Revisão: Gustavo Gilona

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.