‘Não faltarão recursos’, diz Alckmin sobre enfrentamento à seca no AM

Vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (Reprodução/Semcom)
Yana Lima – Da Revista Cenarium Amazônia

MANAUS (AM) – O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) Geraldo Alckmin, acompanhado de uma comitiva ministerial, visitou o estado do Amazonas para avaliar a situação de crise causada por uma forte estiagem que atinge mais de 200 mil pessoas. Durante a visita, ele assegurou que não faltarão recursos para auxiliar o estado a enfrentar os desafios decorrentes dessa crise climática.

“Não faltarão recursos. O que houver de necessidades, vão encaminhando para a gente poder, dentro da lei, liberar o recurso o mais rápido possível para atender a população”, afirmou.

Coletiva de imprensa da comitiva ministerial em visita ao Amazonas (Marcela Leiros/Revista Cenarium)

A visita da comitiva ministerial atendeu ao pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está se recuperando de uma cirurgia. A situação no Amazonas é crítica devido à estiagem, afetando 60 municípios do Estado.

PUBLICIDADE
Medidas

As medidas anunciadas durante a visita incluem a realização de duas obras de dragagem. A primeira será realizada no Rio Solimões, abrangendo oito quilômetros, com um prazo de 30 a 45 dias para conclusão e um custo estimado de R$ 38 milhões. A segunda obra de dragagem acontecerá no Rio Madeira, cobrindo 12 quilômetros e com previsão de 45 dias para a conclusão, custando cerca de R$ 100 milhões. Essas obras visam restaurar a capacidade de navegação nos rios, afetada pela estiagem.

Os municípios em estado de emergência receberão um adiantamento do Bolsa Família e do Benefício da Prestação Continuada (BPC), programado para o dia 19 de outubro. Além disso, agricultores vinculados ao Pronaf que tenham sofrido perdas em suas produções terão direito a seguros integrais.

A comitiva que acompanhou o vice-presidente Alckmin incluiu ministros de diversos setores, como Meio Ambiente e Mudanças do Clima, Povos Indígenas, Integração e Desenvolvimento Regional, Portos e Aeroportos, Minas e Energia, Defesa, além de representantes de outros ministérios e órgãos governamentais.

Editado por Eduardo Figueiredo

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.