No AM, Plano Estadual de Recursos Hídricos é lançado em seminário online

O Plano permitirá, entre outras coisas, adequar as políticas públicas relacionadas à gestão dos rios, igarapés e águas subterrâneas do AM (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

Caroline Viegas – Da Revista Cenarium

MANAUS – Orientar as ações do poder público em prol da conservação e da recuperação da qualidade das águas no Amazonas é a finalidade do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH), que foi apresentado na tarde desta quinta-feira, 26, pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), durante um seminário on-line transmitido no Youtube.

O plano, que é uma parceria entre a Sema e o Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), tem como principal objetivo direcionar a implementação da Política Estadual de Recursos Hídricos do Amazonas, aprovada em 2001.

PUBLICIDADE

O instrumento permitirá, entre outras coisas, adequar as políticas públicas relacionadas à gestão dos rios, igarapés e águas subterrâneas do Amazonas. Durante o evento on-line, a assessora da Sema, Raquel Said, afirma que a apresentação desse plano representa um verdadeiro marco para o Estado.

Em nota, o secretário do Meio Ambiente do Estado, Eduardo Taveira, que não pode comparecer ao evento on-line, comentou:

“O Amazonas contou, durante quase 20 anos, com uma Política de Recursos Hídricos sem ter, de fato, um plano norteador para a sua execução. Em 2020, o Governo do Estado priorizou o destravamento dessa questão e regulamentou seu Plano, de forma que hoje temos um diagnóstico completo da situação hídrica estadual e a definição de metas claras para atender às necessidades atuais e futuras com relação à água.”

Conforme a Sema, o PERH foi construído com base em oficinas participativas, realizadas pela Sema em oito municípios do estado, a fim de levantar informações sobre a qualidade da água distribuída para a população e, assim, definir as diretrizes do Plano com base nas necessidades da população local. Além das oficinas, a empresa contratada para elaboração dos estudos visitou 32 municípios do Amazonas para realizar o diagnóstico dos recursos hídricos em cada região.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.