Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
5 de dezembro de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml

Com informações da assessoria

MANAUS (AM) – A Polícia Federal (PF) deflagrou a operação Alóctonas, entre os dias 11 a 28 de agosto de 2021, no interior do Amazonas, no município de Japurá (a 743 quilômetros de Manaus), e prendeu nove pessoas, suspeitas de extração ilegal de ouro, tráfico de armas e drogas.

A operação tem o objetivo de combater organizações criminosas dedicadas à prática de crimes de usurpação de bens da União, extração de ouro sem autorização, uso de mercúrio em desacordo com as exigências legais, tráfico de armas, lavagem de capitais, receptação qualificada e tráfico internacional de drogas.

A ação contou com o apoio das Forças Armadas. Segundo a PF, dois dos presos são dissidentes de grupo guerrilheiro estrangeiro. Além das prisões, foram apreendidos mais de um quilo de ouro, de aproximadamente R$ 200 mil em espécie, joias, pedras preciosas, relógios, porção de mercúrio, armas, munições, cocaína, uma lancha, apetrechos para garimpo e medicamentos vencidos.

De acordo com a PF, a operação Alóctonas, cuja palavra é de origem hispânica, faz alusão a seres vivos invasores, que se proliferam provocando severos danos ao meio ambiente, a outras espécies e até mesmo às atividades do homem, podendo provocar a extinção de espécies.