Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
16 de novembro de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml

Com informações da assessoria

ITAMARATI (AM) – Cerca de 700 mil tartarugas foram soltas no Rio Juruá, no domingo (14), no município de Itamarati, a 980 km de Manaus. A ação, já tradicional no município do interior, faz parte do Projeto Quelônios da Amazônia e ajuda a garantir a sobrevivência da espécie.

Cerca de 700 animais foram devolvidos à natureza, após temporada em berçários. (Divulgação)

Moradores da cidade, entre eles estudantes da rede pública ajudaram a retirar os animais das piscinas plásticas usadas como berçário e a devolvê-los às águas do Rio Juruá, afluente do Amazonas.

O prefeito da cidade, João Campelo, falou da tradição de preservação no lugar, que já tornou o evento em ação tradicional. “São 700 mil quelônios, entre tartarugas da Amazônia, tracajás, entre outros que ganham mais oportunidades de sobrevivência e reprodução, garantindo um ecossistema mais saudável em nossa região”, afirmou o chefe do executivo de Itamarati.

Animais foram devolvidos à natureza no domingo, 14. (Divulgação)

Chegando já maiores ao rio, os animais têm maior chance de sobreviver ao ataque dos predadores. A soltura é realizada pela Prefeitura de Itamarati, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.