No interior de Rondônia, concurso busca mentor para oficina de pintura gratuita à comunidade

Mentor escolhido receberá prêmio de R$ 2 mil e as aulas serão gratuitas à comunidade. (Iury Lima/Revista Cenarium)
Iury Lima – Da Revista Cenarium

VILHENA (RO) – O Prêmio ‘Oficina de Pintura em Tela’, anunciado nessa quinta-feira, 1, pela Fundação Cultural de Vilhena, no interior de Rondônia, situado a 705 quilômetros de Porto Velho, busca selecionar um artista da cidade, experiente em artes visuais, para ministrar aulas de pintura à comunidade. O selecionado será contemplado com prêmio de R$ 2 mil.

Interessados em participar do concurso já podem realizar as inscrições junto à autarquia. O curso aberto à sociedade, de forma gratuita, tem data de início prevista para 27 de setembro. 

Oficina terá duração de dois meses e deve ser realizada na sede da autarquia. (Iury Lima/Revista Cenarium)

Inscrições e classificação

As inscrições podem ser feitas de forma física (com proposta enviada pelos correios à autarquia) ou de forma online, até o dia 15 de agosto. A comissão julgadora avaliará as propostas artísticas de ação cultural e selecionará aquela que melhor atender aos objetivos do Plano Municipal de Cultura, além de outras regras estabelecidas no edital do concurso.

A escolha entre as propostas inscritas deve ocorrer entre 20 e 30 de agosto. Já a publicação do resultado, na primeira quinzena de setembro. 

Início das aulas

Após a escolha do professor, serão dois meses de curso, com duração máxima de 60 horas. A oficina começa em 27 de setembro e se estende até 26 de novembro, sendo ministrada na própria sede da Fundação Cultural, que já abre espaço para exposições de obras de artistas regionais

PUBLICIDADE
Em exposição inédita, Fundação abriu as portas, em 2021, para artistas regionais consagrados em mais de 100 países. (Iury Lima/Revista Cenarium)

Incentivo

Este é o terceiro edital aberto em 2021 pela fundação para fomentar as atividades artísticas do município durante a pandemia. Além de cidadãos comuns, o prêmio também aceita  a participação de pessoas jurídicas com ou sem fins lucrativos que sejam sediadas na ‘Cidade Clima da Amazônia’, Vilhena.

“Com a pandemia da Covid-19, tivemos cortes de gastos, mas, com o que temos, buscamos ajudar os artistas locais, que foram os mais afetados por essa pandemia. Agora vamos buscar um artista que possa dar aulas de pintura. Podemos ganhar vários novos artistas na cidade com uma ação simples”, explicou o presidente da Fundação Cultural, França Silva.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.