No interior do AM, jornalistas parintinenses declaram apoio ao Selo Profissional de Jornalismo

A base sindical do SJP/AM, em Parintins, aprovou os nomes dos jornalistas Carlos Alexandre e Jonas Santos como representantes da categoria para tratar de todas as questões relativas ao exercício legal e ao Selo de Jornalismo Profissional (Divulgação)
Com informações da assessoria

MANAUS – A sala de reuniões da Prefeitura de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus) serviu neste sábado, 11, como espaço para declarações de jornalistas em apoio ao Selo de Jornalismo Profissional, com a assinatura de abaixo-assinado e o compromisso de luta pelo exercício legal da profissão.

“O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas – SJP/AM sai fortalecido pelo apoio recebido de jornalistas e, inclusive, de radialistas na terra dos bumbás Garantido e Caprichoso. Concluímos, hoje, os trabalhos planejados para o município de Parintins”, destacou o presidente da entidade, Wilson Reis.

Representação

Proposto na reunião, a base sindical do SJP/AM, em Parintins, aprovou os nomes dos jornalistas Carlos Alexandre e Jonas Santos como representantes da categoria para tratar de todas as questões relativas ao exercício legal e ao Selo de Jornalismo Profissional.

PUBLICIDADE

A palestra sobre Mercado, Registro Profissional e Sindicalização, realizada na sexta-feira, 10, alcançou os objetivos quanto à apresentação dos temas.

Com a participação de estudantes, professores e ex-alunos, o jornalista Wilson Reis apresentou casos do exercício profissional, por meio dos quais se mostrou a importância da atuação legal no mercado de trabalho.

A plateia teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o registro profissional, que assegura o direito ao exercício da profissão de jornalista, em todo o Brasil, de forma segura, responsável e ética. Também, sobre o que significa a sindicalização, suas vantagens e obrigações, revelando a importância de estar em dia com o sindicato e, como tudo isso pode ser um facilitador na vida profissional do jornalista.

Presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas Wilson Reis (Divulgação)

O presidente Wilson Reis se disponibilizou não só a esclarecer situações no exercício diário dos jornalistas, mas, dirimir dúvidas dos presentes sobre o registro profissional e a sindicalização aos que já dispunham de diploma, obtido junto à Universidade Federal do Amazonas (Ufam), ou sobre o Registro, junto ao Ministério do Trabalho.

Declarações

O jornalista e assessor de Imprensa, Gilson Almeida, declarou que “desde que estudava, essa é a primeira vez que temos o privilégio de ter uma conversa sobre temas como Mercado, Registro e Sindicalização. É muito importante para a gente ter o sindicato, aqui, hoje. E seria muito bom que a gente pudesse ter mais acesso a conversas assim, até mesmo palestras com profissionais”, disse.

As atividades, no município de Parintins, foram organizadas pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas – SJPAM, em parceria direta com a Prefeitura Municipal de Parintins e a Universidade Federal do Amazonas – Ufam/Parintins.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.