No mês de conscientização voltado para a doação de sangue, Hemoam convoca doadores tipos O, B e AB para suprir nível crítico

Somente em 2021 foram distribuídos mais de 23 mil litros de sangue no Amazonas (Reprodução/Internet)
Priscilla Peixoto – Da Revista Cenarium

MANAUS – Com o estoque sanguíneo atual considerado crítico, a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) está convocando doadores de sangue O+, O-, AB- , AB+ e B- para estabilizar o nível de bolsas disponíveis. As atualizações são desta quinta-feira, 9, e embora estas tipagens sejam as mais necessitadas, no momento, outros grupos como A+, A- e B+ também são bem-vindos.

De acordo com a assistente social do Hemoam, Noemy Priante, em alusão ao dia 14 de junho, data em que é celebrado o ‘Dia Mundial do Doador de Sangue’, a fundação está com uma agenda de programações voltada para a conscientização deste ato de cidadania e responsabilidade social.

Junho também é conhecido como o ‘Mês Vermelho’, que tem o objetivo de incentivar a doação de sangue, uma data criada pelo Ministério da Saúde e, para isso, estamos com atividades voltadas para coletas externas e internas mesmo antes do mês alusivo. Contamos com o apoio da população“, pontua Noemy ressaltando a importância da doação neste período do ano.

PUBLICIDADE

Junho traz alguns fatores que podem resultar na baixa das doações, como as viagens de férias, momento em que muita gente se ausenta da cidade. E, uma vez que a viagem é feita, é preciso esperar trinta dias para doar após o retorno para casa. Por isso, fazemos um trabalho de captação visando o estoque e um fator de segurança para a sociedade”, explica.

Segundo a Secretaria de Saúde, diariamente, são realizadas pouco mais de 230 transfusões sanguíneas (Reprodução/Internet)

Dados da doação

Conforme informações publicadas pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, (SES-AM), em março deste ano, somente em 2021 foram distribuídos mais de 23 mil litros de sangue no Amazonas. De acordo com a página, o Hemoam distribui, diariamente, componentes sanguíneos para 39 unidades de saúde da capital, além de 54 cidades do interior.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde, diariamente, são realizadas pouco mais de 230 transfusões, sendo que 96% ocorrem na capital e 4% no interior. Dentre os principais receptores das bolsas de sangue estão: vítimas de acidentes, pessoas com doenças do sangue, pessoas em tratamento contra o câncer, cirurgias de emergência, cirurgias cardíacas e demais complicações de saúde.

Em janeiro deste ano, a fundação passou pelo primeiro nível crítico de estoque do ano. Na ocasião, a gerente de Captação de Doadores do Hemoam, Flávia Rezende, destacou que um dos motivos teria sido a queda brusca de doações desde o início do mês de dezembro de 2021. Segundo a gerente, naquele período, houve dias que foram doadas somente 90 bolsas de sangue, quando a meta era de 200 doações por dia.

Critérios para doar

Aos que ainda não doam sangue e desejam se tornar um doador, os requisitos básicos para doar são: ter entre 16 e 69 anos e estar com boa saúde; menores de 18 anos só podem doar com a presença dos pais; pesar mais de 50 quilos; e estar saudável.

Além disso, o doador precisa apresentar documento oficial com foto (RG, CNH, passaporte, carteira de trabalho ou certificado de reservista); estar bem alimentado e ter dormido, pelo menos, seis horas na noite anterior à doação.

Os tipos O+, O-, AB- , AB+ e B- são os mais necessários para estabilizar o nível de bolsas disponíveis (Reprodução/Getty Images)

Caso os doadores tenham febre a doação só é permitida após 30 dias e nos casos de gripe sem febre é necessário a espera de sete dias.

Perdendo o Medo

Aos que desejam se tornar doadores, mas possuem medo de agulha ou algum tipo de receio quanto ao procedimento de coleta de sangue, a gerente de captação conta que é possível ir até o hemocentro para acompanhar o processo e tirar as dúvidas.

“O atendimento é diferenciado, os profissionais se preparam para atender este público. Acalmam, tiram brincadeiras, deixam o momento mais leve e a pessoa mais tranquila. É interessante falar que a coleta dura cerca de 5 a 10 minutos, é bem rápido e não demora tanto quanto pensam”, explica Flávia.

Onde doar?

Os interessados podem se deslocar até ao Hemoam, localizado na Avenida Constantino Nery, 4.397, bairro Chapada, das 7h às 18h. Para mais informações sobre doação de sangue, acesse o site oficial da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam).

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.