Nos EUA, tornado deixa mais de 30 mortos e casas sem energia

Casas destruídas por temporal em Sullivan, no estado de Indiana, nos EUA - Jon Cherry - 1º.abr.23/Reuters
Da Revista Cenarium*

MANAUS – As tempestades no Sul e no Meio-Oeste dos Estados Unidos já deixaram ao menos 32 mortos nos últimos dias e milhares de casas sem energia elétrica. A expectativa dos meteorologistas é de o fenômeno enfraqueça neste domingo, 2, mas volte a causar distúrbios na próxima terça-feira, 4.

No Tennessee, o Departamento de Saúde confirmou 11 mortes, sendo nove no condado de McNairy, na divisa com o Mississippi. A Agência de Gerenciamento de Emergências do estado, porém, disse que os números de feridos e de estruturas danificadas ainda são incertos em vários condados.

Casas destruídas por temporal em Sullivan, no estado de Indiana, nos EUA
Casas destruídas por temporal em Sullivan, no estado de Indiana, nos EUA – Jon Cherry – 1º.abr.23/Reuters

O tornado devastou várias regiões do estado, arrancando árvores e destruindo casas. “Eu podia sentir a casa inteira tremendo”, disse Janice Pieterick. As portas e janelas de vidro de sua residência explodirem quando o tornado atingiu o condado de Lewis.

PUBLICIDADE

Essas mortes se somam às sete pessoas que morreram nos estados de Arkansas, Mississippi e Alabama. No Arkansas, foram cinco, de acordo com autoridades. O número ainda pode aumentar, já que os socorristas continuam vasculhando os destroços em busca de mais possíveis vítimas. Um tornado atingiu o estado na sexta-feira, 31.

A capital Little Rock foi duramente atingida. Seus habitantes acordaram no sábado com uma imagem sombria de carros capotados, enormes árvores arrancadas do chão, linhas telefônicas quebradas e casas destruídas. “Sabemos que muitas pessoas foram deslocadas e estão procurando abrigo”, disse o prefeito da cidade, Frank Scott Jr.

Por sua vez, a cidade de Wynne, no nordeste do estado, está “cortada em duas por danos de leste a oeste”, lamentou a prefeita, Jennifer Hobbs, à CNN. Na manhã deste domingo, 28 mil casas estavam sem energia no Arkansas, segundo o site Poweroutage.us.

No sábado, o presidente dos EUA, Joe Biden, ligou para a governadora do estado, Huckabee Sanders, e para os prefeitos de Little Rock e Wynne. O democrata também conversou com a administradora da Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA), Deanne Criswell.

Segundo Sanders, Biden e o secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, ofereceram apoio do governo federal ao estado. “Eles nos garantiram que esses recursos estarão aqui para qualquer coisa que o Arkansas precisar “, disse ela em entrevista.

No vizinho Mississippi, os serviços de gerenciamento de emergência também relataram uma morte e vários feridos no condado de Pontotoc. Há uma semana, um outro tornado atingiu o estado e matou 25 pessoas –Biden visitou o local na sexta.

Paralelamente, o Alabama registrou a morte de um idoso em Huntsville. As autoridades também relataram quatro mortes em Illinois e seis em Indiana.

No primeiro, três pessoas morreram devido ao colapso de uma casa no condado de Crawford, disse o porta-voz da Agência de Gerenciamento de Emergências de Illinois, Kevin Sur. Na madrugada de sábado, uma pessoa já havia morrido na cidade de Belvidere após o telhado de um teatro desabar, durante o show de uma banda de rock –28 pessoas ficaram feridas.

Já as autoridades de Indiana confirmaram a morte de uma pessoa em Delaware e de outras três em Sullivan. Neste domingo, o governo local também informou que encontrou um casal morto em um parque de acampamento, segundo o The Washington Post. Mais de 19 mil casas estão sem energia no estado.

De acordo com o Poweroutage.us, a Pensilvânia é o estado que mais registra casas sem energia; 102 mil. “Hoje, as rajadas de vento máximas podem ser de cerca de 60 milhas (100 quilômetros) por hora em grande parte das Montanhas Apalaches, no alto vale de Ohio e no meio do Atlântico”, anunciou o Sistema Meteorológico Nacional (NWS, na sigla em inglês) neste domingo.

Ainda segundo os meteorologistas, mais temporais podem atingir o país nesta terça. Essas tempestades podem produzir “alguns tornados fortes, granizo grande e rajadas de vento prejudiciais”, informou o NWS.

(*) Com informações da Folhapress

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.